[Openfire-br] Organização de grupos de usuários no AD

Openfire-BR list openfire-br at listas.softwarelivre.org
Tue Nov 6 13:40:24 BRST 2012

Boa tarde. Meu servidor linux qeu mantem o openfire rodando funciona por
autenticação no AD em um Windows Server 2003. Estou com uma dúvida, mas
antes para entenderem vou demonstrar em forma de árvore como estão
organizados os usuários no AD:

      empresa.intranet

                                Empresa Matriz
                                 .            |
                                 .           Setor Comercial
                                 .            .   |
                                 .            .     .
                                              |   Usuário1, Usuário2, ...
                                 .           Setor  Financeiro
                                 .            .   |
                                 .            .     .
                                              | Usuário 3, Usuário4
                                 .           Outros Setores (e por aí vai)
                                             .
                                 .           .
                                 |           .
                                Empresa Filial 1
                                 .            |
                                 .           Setor Comercial
                                 .            .   |
                                 .            .     .
                                              |   UsuárioX, UsuárioY, ...
                                 .           Setor  Financeiro
                                 .            .   |
                                 .            .     .
                                              | Usuário Z, UsuárioT
                                 .           Outros Setores (e por aí vai)
                                             .
                                 .           .

-Pois bem, nos parâmetros de configuração de ldap no openfire está
configurado da seguinte forma:
ldap.adminDN   CN=openfire, CN=users,DC=empresa,DC=intranet
ldap.adminPassword   hidden
ldap.autoFollowAliasReferrals   true
ldap.autoFollowReferrals   false
ldap.baseDN   DC=empresa,DC=intranet
ldap.connectionPoolEnabled   true
ldap.debugEnabled   false
ldap.emailField   mail
ldap.encloseDNs   true
ldap.groupDescriptionField   description
ldap.groupMemberField   member
ldap.groupNameField   cn
ldap.groupSearchFilter   (objectClass=group)
ldap.host   10.1.1.7
ldap.ldapDebugEnabled   false
ldap.nameField   cn
ldap.override.avatar   false
ldap.port   389
ldap.posixMode   false
ldap.searchFilter
(&(objectCategory=person)(objectClass=user)(memberOf=CN=Jabber,CN=users,DC=empresa,DC=intranet))
ldap.sslEnabled   false
ldap.usernameField   sAMAccountName
ldap.vcard-mapping
<N>
<GIVEN>{cn}</GIVEN>
</N>
<EMAIL>
<INTERNET/>
<USERID>{mail}</USERID>
</EMAIL>
<FN>{displayName}</FN>
<PHOTO>
<TYPE>image/jpeg</TYPE>
<BINVAL>{jpegPhoto}</BINVAL>
</PHOTO>
<ADR>
<HOME/>
<STREET>{homePostalAddress}</STREET>
<PCODE>{homeZip}</PCODE>
<CTRY>{co}</CTRY>
</ADR>
<ADR>
<WORK/>
<STREET>{streetAddress}</STREET>
<LOCALITY>{l}</LOCALITY>
<REGION>{st}</REGION>
<PCODE>{postalCode}</PCODE>
<CTRY>{co}</CTRY>
</ADR>
<TEL>
<HOME/>
<VOICE/>
<NUMBER>{homePhone}</NUMBER>
</TEL>
<TEL>
<HOME/>
<CELL/>
<NUMBER>{mobile}</NUMBER>
</TEL>
<TEL>
<WORK/>
<VOICE/>
<NUMBER>{telephoneNumber}</NUMBER>
</TEL>
<TEL>
<WORK/>
<CELL/>
<NUMBER>{mobile}</NUMBER>
</TEL>
<TEL>
<WORK/>
<FAX/>
<NUMBER>{facsimileTelephoneNumber}</NUMBER>
</TEL>
<TEL>
<WORK/>
<PAGER/>
<NUMBER>{pager}</NUMBER>
</TEL>
<TITLE>{title}</TITLE>
<ORG>
<ORGUNIT>{department}</ORGUNIT>
</ORG>
</vCard>]]>"><![CDATA[
<vCard xmlns="vcard-temp">
[...]

*Onde Jabber é o grupo de usuários reais no AD que podem utilizar os
serviços do Jabber.

     Com essas configurações somadas ao compartilhamento de grupos no
próprio jabber, os usuários são organizados no cliente (no caso o Spark)
da seguinte forma:

Setor Comercial

                            Usuário1
                            Usuário2
                            UsuárioX
                            UsuárioY
Setor Financeiro

                            Usuário3
                            Usuário4
                            UsuárioZ
                            UsuárioT

Concluindo, o Openfire lê a estrutura dos OUs e CNs do AD, verifica que
existem os grupos comercial e financeiro em cada OU (Empresa Matriz e
Empresa Filial1), mescla tudo e oculta o nome das empresas e mostra os
usuários de diferentes OUs no mesmo grupo (por o grupo ter o mesmo nome).
A minha pergunta é, tem como eu fazer com que no spark apareça o nome do
OU como grupo, os setores como sub-grupos e os usuários para cada um?
(Conforme organizado no AD).

--

*Michel Luis Grassi*
Departamento de Implantação e Suporte Administração de Redes

	Descrição: http://images.alfasig.com.br/logo_alfasig.png

Descrição: http://images.alfasig.com.br/tarja_alfasig.png
Especializada em Soluções para SPED