[Pontosdecultura] Resultado final da Conferência Livre Democratização da Comunicação e Cultura Digital 2013

Tuxáua PC barbosa175 em gmail.com
Quarta Novembro 13 12:19:32 BRST 2013


Resultado final da Conferência Livre Democratização da Comunicação e
Cultura Digital
2013<http://confelivrecomcult.culturadigital.br/2013/10/resultado-final-da-conferencia-livre-democratizacao-da-comunicacao-e-cultura-digital-2013/>

[image: conf_título-1]<http://confelivrecomcult.culturadigital.br/wp-content/uploads/sites/2/2013/08/conf_t%C3%ADtulo-1.jpg>

No dia 13 de outubro chegou ao fim a  Conferência Livre Democratização da
Comunicação e Cultura
Digital<http://confelivrecomcult.culturadigital.br/sobre/>.
Foram 45 dias destinados a receber a contribuição da sociedade na
priorização das ações de comunicação e cultura digital a serem enfrentadas
pelo Ministério da Cultura nos próximos 4 anos.

Contando com a participação de todas as regiões do país e de municípios do
interior, além das capitais, 163 pessoas fizeram suas contribuições.

As propostas integrarão a  III Conferência Nacional de
Cultura<http://www.cultura.gov.br/3cnc>e deverão ser debatidas no Eixo
II, que discutirá a Produção Simbólica e a
Diversidade, e terá como foco o fortalecimento da produção artística e de
bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões
culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.

A III Conferência Nacional de Cultura terá como tema central *Uma Política
de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura* e, além
da implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em todo o país,
discutirá a cultura e o desenvolvimento econômico, a cidadania e os
direitos culturais, a diversidade cultural e a produção simbólica, a
comunicação e a cultura digital, dentre outros temas.

*Democratização da Comunicação e  Cultura Digita**l*

O desenvolvimento tecnológico, o cenário da convergência das mídias e a
digitalização da cultura representam uma profunda alteração nos processos
de produção, reprodução, distribuição e armazenamento dos conteúdos
simbólicos. Essa mudança traz consigo, também, uma reformulação de
paradigmas que afeta, direta ou indiretamente, os modos de educar,
participar, informar, fruir e criar que circundam as expressões culturais e
de cidadania bem como seu valor político.

O tema, Democratização da Comunicação e  Cultura Digital*, *tem como
desafios: a necessidade de que os meios de comunicação que sejam tão
diversos quanto a enorme variedade de modos de viver, fazer, criar e
pensar; a produção e distribuição de conteúdos regionais independentes para
rádio, televisão, cinema, internet e outras mídias; a digitalização e
disponibilização de acervos de bibliotecas, cinematecas, museus e; e a
ampliação da infraestrutura, serviços e aplicações tecnológicas e de
comunicação de caráter público.

*Propostas Prioritárias*

O resultado abaixo apresenta 5 *propostas em ordem de prioridade*, a cada
eixo.
*Eixo 1 – Educar para Comunicar*

1.01. Criar cursos de formação e capacitação para professores, agentes
culturais e sociedade civil.
1.33. Promover parcerias com o MEC para o desenvolvimento de cursos
técnicos de nível médio, ou de extensão, voltados para a formação de
profissionais na área da cultura.

1.06. Criação de editais e instrumentos de fomento, por meio de reserva de
recursos do Fundo Nacional de Cultura, e realização de oficinas de
capacitação com elaboração de projetos e marketing cultural em projetos
dotadas com ferramentas online para ensino à distância.
1.18. Criar e ampliar o acesso a bolsas e recursos materiais dos centros de
estudos pautados a partir de propostas das comunidades e movimentos
culturais.
1.46. Estimular a criação de cursos de extensão voltados para grupos
culturais com interesse em aprender a construir e operar meios tecnológicos
produtores e difusores de comunicação e cultura.
 *Eixo 2 – Produção de Conteúdos*

2.07 Criar comissões técnicas, com a participação de representantes da
comunidade, pessoas com notório saber na temática e assessoria jurídica
para a realização de mapeamento, diagnostico e registro de patente de
manifestações e saberes tradiconais.

2.01. Promover a sensibilização e estímulo ao uso dos bancos de acervos
livres por meio de campanhas nas escolas e grupos sociais, em parcerias com
outros programas e ações realizados pelo Governo Federal.

2.02. Criar e fortalecer ações que garantam a divulgação da diversidade das
manifestações culturais como editais de produção e circulação de conteúdos.
2.08. Criar metodologias para a produção, publicação e difusão sustentável
que se utilize das praticas da cultura digital, resultantes das
experiências acumuladas.
2.09. Estabelecer financiamento do governo federal para criação de
programas de rádio e tv com protagonismo popular e tradicional para difusão
e veiculação em canais públicos.
*Eixo 3 – Distribuição de Conteúdos*

3.02. Criar polos de distribuição da produção cultural por região do país.
3.05. Criar editais de digitalização de acervos privados em
disponibilização de licenças públicas.
3.13. Estabelecer parcerias com coletivos de comunicaçao e pontos de
cultura para o registro e divulgação das reuniões dos conselhos municipais
e estaduais de cultura.
3.30. Digitalizar do acervo do Minc para acesso universal e gratuito.

3.19. Garantir a difusão da produção artística e cultural junto a Rádios e
Tvs públicas, por meio da atuação de Conselhos de Cultura e Comunicação nas
esferas estaduais e municipais (instâncias de participação popular).
*Eixo 4 – Meios para a Comunicação*

4.03. Criar uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos
conteúdos.
4.13. Articular o MinC junto aos outros órgãos que garanta o uso dos meios
e das tecnologias de comunicação para os projetos culturais e sociais.

4.17. Criar infraestrutura popular de rede, de hospedagem, de data
“center”, utilizando também o espectro eletromagnético analógico que ficará
livre com a transição do sistema digital de tv, assegurando que os espaços
populares sejam detentores e desenvolvedores de infraestrutura de rede.
Obs;Forte impacto na geração de renda.
4.22. Assegurar, por exemplo, que todos os projetos audiovisuais aprovados
pelo Ministério da Cultura e, em especial pela Ancine, contemplem os
recursos de acessibilidade, tais como a Audiodescrição para as pessoas com
deficiência visual e a legenda e/ ou Libras para o público com deficiência
auditiva.
4.47. Viabilizar uma política de acesso à banda larga, prioritariamente aos
locais não atendidos pelo mercado nem por outras políticas do governo, como
PNBL e cidades digitais.
* Eixo 5 – Comunicação e Protagonismo Social*

5.01. Criar e fortalecer ações que garantam a divulgação da diversidade das
manifestações culturais como editais de produção e circulação de conteúdos.
5.12. Produzir e valorizar conteúdos que promovam a diversidade
étnico-cultural com a participação dos fazedores e mestres da cultura
tradicional.

5.14. Criar um edital de concessão de bolsas para comunicadores
comunitários ou populares.

5.11. Mapear os grupos culturais tradicionais, criando nestes grupos
agentes de comunicação comunitárias habilitados à participação e
representação em fóruns e instâncias de discussão e deliberação de
políticas públicas de comunicação e cultura.
5.13. Fomentar/criar editais para concessão de bolsas aos Mestres para que
comuniquem seus saberes e fazeres.
Eixo 6 – Comunicação e Renda

6.07. Garantir a continuidade dos editais, todos os anos, como política de
estado.
6.01. Criar mecanismos para a comercialização de produtos artesanais de
pequenos produtores num portal (e-commerce) gerenciada pelos Pontos e
Pontões de Cultura. Articular ao portal ações de fomento ao
empreendedorismo solidário.
6.04. Destinar a verba publicitária do MinC aos meios de comunicação
comunitários e alternativos com comprovada atuação da área (rádios, tvs,
jornais de bairro, zines, sites, blogs e perfis em redes sociais).
6.08. Criar um edital específico para povos indígenas produzirem conteúdo
cultural em suas próprias línguas.
6.10. Disponibilizar no site de referência do estúdio móvel uma seção para
venda e compra, estimulando-se outras formas de acúmulo de crédito para
aquisição dos bens culturais, bem como para doação financeira voltada às
comunidades envolvidas com o projeto.

* Agradecemos a participação de todos e todas!*
-------------- Próxima Parte ----------
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