[Pontosdecultura] Repassando

André de Jesus hojesarara em gmail.com
Terça Dezembro 1 10:56:55 BRST 2015

Ao movimento...
De: "Luís Gustavo Ruwer Da Silva" <00243077 em ufrgs.br>
Data: 30/11/2015 19:54
Assunto: Repassando
Para: "Ilza Girardi" <ilza.girardi em ufrgs.br>
Cc: "matheus de castro" <matheusgdecastro em gmail.com>, "André de Jesus" <
hojesarara em gmail.com>, "Mauricio da Silva Pflug" <mauriciospflug em gmail.com>,
"Jade" <jade.knorre em gmail.com>, "Débora Gallas" <deboragallas em gmail.com>,
"Rodrigo Jacobus" <rodrigojacobus em gmail.com>

URGENTE PARA DIFUSÃO E COMPARTILHAMENTO EM MASSA !
ARCA - ALIANÇA DE REGENERAÇÃO DA CULTURA AMBIENTAL
Frente de Apoio às vitimas do Rio Doce e Atlântico Sul (humanos, recursos
hídricos, solo, fauna e flora)
Um grupo de ativistas socioambientais partirá da cidade de São Paulo-SP
para uma ação direta na região do Rio Doce, em Minas Gerais, até a sua foz
no litoral do Espirito Santo-ES.
Quando: Quarta (02/12) ou Quinta (03/12) Período: 08 dias
* Primeira Etapa
A frente tem como missão inicial:
1 - Vislumbrar a partir da ótica de ambientalistas e permacultores os
primeiros passos para uma frente de regeneração permacultural pós desastre
na região;
2 - Concatenar e contribuir no diagnóstico dos impactos (socioambientais,
econômicos, culturais) em conjunto com ONGs locais, biólogos, agricultores,
indígenas, pescadores, universidades, etc;
3 - Fazer o trajeto de Mariana-MG, até a Foz do Rio Doce, em Linhares – ES,
passando pelas principais cidades atingidas, Aldeia Indígena Krenak e
comunidades isoladas. A frente tem o objetivo de articular ao longo da
trajetória parceiros locais para executarem ações de regeneração nas áreas
afetadas;
4 - Gerar material audiovisual e difundir nas mídias livres (boletins
diários, fotos, vídeos, denúncias, mapeamentos), servindo de subsidio para
o Design Social e Permacultural regenerativo, além de oferecer elementos
conceituais para instituições parceiras;
5 - Diagnosticar o que está sendo feito de concreto para a resiliência e
regeneração das áreas afetadas tais como: Projetos de instituições (1°, 2°
e 3° setor), metodologias participativas aplicadas, recursos financeiros,
materiais, humanos, georreferenciamento, fortalecimento dos programas e
núcleos de defesa civil, fundos de gestão participativa e transparência
plena, democracia direta e consensual nas decisões das ações planejadas,
poder popular emponderado, Pagamentos por Serviços Ambientais - PSA,
cronogramas de ações, canais de comunicação etc;
6 - Incidir politicamente para que os projetos de regeneração contemplem as
Práticas Permaculturais como uma das linhas matrizes na formação do Macro
Plano de Regeneração do Rio Doce e Atlântico Sul; e
7 - Fortalecer e estabelecer canais de comunicação eficientes entre os
principais agentes sociais biorregionais, redes de permacultores, órgãos
internacionais independentes, acadêmicos, pesquisadores, membros da OAB
(Ordem dos Advogados do Brasil), MPE (Ministério Públicos Estadual), MPF
(Ministério Público Federal), educadores sociais, agroecologistas, agentes
agroflorestais, viveiristas, turismólogos e outras instituições parceiras.
Várias frentes e perfis técnicos podem e devem somar na maior Frente de
Regeneração Socioambiental Pós-Desastre da história contemporânea; essas
linhas são diretrizes iniciais, podem e devem ser co-criadas, refinadas,
ampliadas e gestadas consensualmente.
Quer ajudar e participar dessa Arca? Sabe como contribuir a partir das
diretrizes iniciais acima? Envie uma mensagem pelo WhatsApp para
(62)9826-8242
Ou e-mail para: Chyslia - chysliaf em gmail.com
Responda também, na sequência do post se apresentando e colocando o que
pode oferecer
Para somar na frente midiática de difusão, sites, blogs etc:
joaomalavolta em ecosurf.org.br
Neste momento buscamos apoio URGENTE nos seguintes pontos:
- Veículos (de preferência, mas não indispensável 4x4);
- Drones;
- Contatos de hospedagem e apoio logístico de Mariana à toda extensão do
Rio Doce até o litoral capixaba;
- Bases georreferenciadas;
- Botas impermeáveis e roupas para proteção de chuva e intempéries
climáticos;
- Mascaras com filtro;
- Equipamento de som portátil com microfone e bateria;
- GPS, binóculos de alta definição;
- Doação de Hd’s (memoria externa de 1,2 terabite) e cartões de memória
para arquivar imagens;
- Difusão do Post em redes, instituições, possíveis empresas apoiadoras etc;
- Parcerias Institucionais (laboratórios de análise de toxidade,
reflorestamento, financiamento, capacitação em recuperação de matas
ciliares, gestão hídrica, fauna, mídia etc);
- Doações em dinheiro utilizadas exclusivamente para viabilizar a expedição
(gasolina, diesel, alimentação, hospedagem, equipamentos de apoio,
manutenção dos veículos etc)
Depositar no Itaú - Agencia 0150 Conta Corrente 32123-0, CPF: 17828301898
Vamos para além das Redes Sociais e tracemos as bases para atuarmos como
agentes nessa grande regeneração da Mãe Terra.
Conselho Gestor Inicial da Arca
(em co-criação, aguardando nov em s candidat em s)
Coordenação Geral
Thomas Enlazador – Ambientalista, Ativista Social, Bacharel em Direito com
foco em Legislação Ambiental, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais,
trabalha a 20 anos com projetos socioambientais, permacultura, ecopedagogia
e causas indígenas. Co-criador e Líder de Alianças Internacionais do
Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina – CASA e Sócio
fundador do Instituto Biorregional do Cerrado IBC. ecopedagogia em gmail.com
Produção Áudio Visual
Chyslia Fernanda - Publicitária e Produtora de Eventos, com experiência de
15 anos na área de comunicação. Vasta experiência em trabalhos com povos
tradicionais, focando sua atuação para a produção áudio visual.
chysliaf em gmail.com
Articulação Social e Educação
Marina Henriques - Economista e educadora, trabalhou os últimos 10 anos no
mundo corporativo, com projetos financeiros, sociais e culturais.
Atualmente integra a equipe do Instituto Nós de Permacultura e acompanha
diversos projetos com propostas inovadoras em educação pelo mundo.
marina.henriques.almeida em gmail.com
Comunicação e Assessoria de Imprensa
João Malavolta Jornalista, surfista e ativista. Atua há 17 anos nas áreas
de educação e comunicação ambiental, políticas públicas e terceiro setor. É
dirigente da organização socioambientalista Ecosurf.
joaomalavolta em ecosurf.org.br
Coordenação de Logística e Captação de Recursos
Tom Lima - Permacultor, designer e ativista ambiental, trabalha com
bioconstrução, fundador do Instituto Nos, experiência de 8 anos com
regeneração e preservação socioambiental.