[Postfix-br] Performance da entrega de emails

Nilton Correa nilton.correa em gmail.com
Sexta Agosto 31 17:29:04 BRT 2012

Oi Rodrigo,

Sao vários itens que determinam quantos emails você pode enviar e quantos emails por hora os provedores querem receber de você.

No envio a quantidade de snmp habilitados simultaneamente, delays entre envios, máximo domínios simultâneos , mensagens por conexão, etc...
Não estou falando de quantidade de Ips.

Já os grandes domínios como hotmail , Yahoo, gmail ... vão limite a quantidade de emails simultâneos / ip em função da sua reputação de envio por domain / ip.
Uma vez configurado adequadamente seu servidor , o ideal é fazer o chamado warm up dos Ips que voce vai utilizar , ou seja começar a enviar poucos emails por dia e ir aumentado, com isto voce poderá enviar mais sem ser bloqueado.

É claro que seu servidor deve estar todo adequado, reverso dos ips configurados, domain key habilitados para os domínios.
Importante tambem é se cadastrar nos feedbacks destes provedores para que voce possa descadastrar os emails que serão clivados como spam. ( mesmo emails confirmados serão clicados em spam).

A lista é extensa para que possa enviar com segurança.

Abs