[Postfix-br] postfix com fetchmail

Alexandre Gorges algorges em gmail.com
Quarta Novembro 14 09:35:35 BRST 2012

Bom dia Lista,

estou tentando fazer uma configuração no postfix e não estou achando uma
palavra para pesquisar a respeito no histórico.

Minha situação é a seguinte:

Possuo um servidor postfix com fetchmail que busca as mensagens na
matriz da empresa.
Acontece que apenas alguns emails ficam na filial, o restante fica na
matriz.
O problema está ai. Buscando os emails da filial, se eu responder um
email que não consta no servidor volta que o usuário não existe.
O que estou tentando fazer é se eu responder um email de alguém da
matriz, o postfix não voltar a mensagem que o usuário não existe e sim
encaminhar para a matriz.

Tudo que cai no postfix, é feito um relayhost para o servidor da matriz.
autenticando o envio com um usuário.
As configurações usadas são essas:

# Autenticacao modo fetchmail
smtp_sasl_password_maps = hash:/etc/postfix/sasl_passwd
smtp_sasl_auth_enable = yes
smtp_sasl_security_options = noanonymous
relayhost = [smtp.dominiomatriz.com.br]

O envio funciona tranquilamente para qualquer email. O problema aparece
se for resposta para um email do dominio da empresa, que não está
cadastrado no servidor da filial.

A configuração do virtual está assim:

virtual_alias_maps = mysql:/etc/postfix/mysql_virtual_alias_maps.cf
virtual_mailbox_base = /var/spool/virtual
virtual_mailbox_domains = mysql:/etc/postfix/mysql_virtual_domains_maps.cf
virtual_mailbox_maps = mysql:/etc/postfix/mysql_virtual_mailbox_maps.cf
virtual_transport = dovecot
virtual_minimum_uid = 103
virtual_uid_maps = static:103
virtual_gid_maps = static:12
virtual_create_maildirsize = yes
virtual_mailbox_extended = yes
virtual_mailbox_limit_maps =
mysql:/etc/postfix/mysql_virtual_mailbox_limit_maps.cf
virtual_mailbox_limit_override = yes
virtual_maildir_limit_message = Sorry, the user's maildir has overdrawn
his diskspace quota, please try again later.
virtual_overquota_bounce = yes
virtual_maildir_suffix = Maildir/
relay_recipient_maps = mysql:/etc/postfix/mysql_recipient.cf

Existe uma forma de resolver isto?

--
Alexandre Gorges
MSN/Skype: alexandre at dag.net.br