[Postfix-br] Google Apps e Postfix

Marcelo E. Geyer marcelo em standardnet.com.br
Segunda Abril 29 16:32:20 BRT 2013

Boa tarde,

Tenho um cenário não muito trivial. Estamos fazendo a migração de um
domínio para o Google Apps e não posso migrar de uma vez só todas as
contas, portanto, alguns usuários estarão enviando e-mails através do
SMTP do google e outros continuarão com o servidor SMTP da estrutura
atual da empresa (postfix).
Só há um servidor MX configurado no DNS (postfix) e as entregas para
estes usuários do google apps consigo fazer através de relay para estes.

O problema está quando o usuário do google apps envia um e-mail para um
usuário do domínio. O postfix enxergará o "MAIL FROM" e fará a checagem
de autenticação (reject_authenticated_sender_login_maps) e não permitirá
a entrega, retornando o erro "553 ... Sender address rejected: not
logged in".

Há uma forma de contornar este problema, sem "largar mão" desta
checagem, pois tenho outros domínios neste servidor.
Estou aberto à sugestões.

Abraços à todos!

--
Marcelo E. Geyer