[Postfix-br] Alta disponibilidade

vic vic em wa.pro.br
Quinta Fevereiro 28 00:14:04 BRT 2013

Em 27-02-2013 16:56, Leandro escreveu:
> Realmento o DRBD eu uso aqui ja faz mais de um ano, funciona bem , so
> que tem isso no seu caso ter que formatar.

Lembrando que o DRBD serve apenas para o espelhamento do sistema de
arquivos e se você levar em consideração:

- se usa um banco de dados, tem considerar um esquema para replicação.
- um jeito de automatizar o processo de subir o servidor de backup. Se
deixar manual, ele pode dar problema na pior hora...
- a parte de endereçamento IP e DNS. Pode-se usar um sistema de failover
como o CARP.

Outra alternativa no lugar do DRBD seria usar um storage e ter os 2
servidores de correio acessando os dados nesse storage.

Isso é mais o início do que você tem que pensar no seu projeto.

--
vic
http://choppnerd.com