[Postfix-br] Dúvida sobre migração

Carlos Rebollo rebollo em biota.org.br
Quinta Novembro 28 08:38:24 BRST 2013

Bom dia,

Durante a migração de contas /etc/passwd para ldap, pode-se configurar o
servidor ldap + pam para autenticar nesse ldap. Poderia migrar todas as
contas ou fazer por blocos de contas, mas quando colocar no ldap,
exclui-se no /etc/passwd e no /etc/shadow . Contas no /etc/passwd são
unificadas com as contas ldap+pam ( comando  getent passwd )

Quando todos estiverem no ldap funcionando, migra-se a configuração do
postfix.
Tem que pensar que no ldap tem schemas, um schema que o linux enxerga é
o posix, o posfix tem o seu schema. Cada conta terá os dois. A senha
será no posix que terá um formato dependendo da cifragem.

PS. seria interessante, antes de tudo, fazer um laboratório de
configuração posix+ldap+pam em outra maquina para acertar as configurações.
PS. se utiliza grupos unix, seria interessante migrar eles também.

http://www.postfix.org/LDAP_README.html

Abraço,
Carlos Rebollo