[Postfix-br] RES: Demora recebimento

Diego Maciel Gomes diego.gomes em cecred.coop.br
Sábado Julho 5 13:01:13 BRT 2014

bom dia Srs!

Olhando mais a fundo.... percebi que quando a mensagem vem como proto=ESMTP dava o problema... (nao para todos os dominios, consideravelmente muitooo do terra)

Alguns vinham como proto=SMTP e nao dava...

Como falei, depois de horas, no dia seguinte, a mensagem era entregue (terra)... pelo que percebi, ela vinha como proto=SMTP (acho que o terra mandava de novo, alterando algo, será?)

Bom, claro que tenho outros que vinham como ESMTP, e eram entregues.... estou desconfiado que o terra coloca algo no payload, sei lá, e ai era o problema..

pois é.. mas aonde seria feita uma análise ou inspeção? IPS? Firewall? Olhei IPS, isolei ele... NADA!

Ai fui no Firewall.... pois bem... o que poderia dar o problema seria a inspeção ESMTP, mas ela já estava desativada pra nao dar problema que tive no passado (nao com o terra, com outra coisa local)

De qualquer modo, ativei o ESMTP inspection do bixo, e o resultado, foi um sucesso! Mensagens entregues... estamos no final de semana.. vou esperar segunda e terça pra ver como ficou e se nao parou outrasss coisas...

O tal do lost connection from DATA que era algo de segundos, parou, e só de alguns  bem poucos, nada do terra, e destes poucos me parecem spam mesmo.. acredito que o pacote venha mal formado, algo assim, e na inspeção ele da o RST na conexao, logo, lost connection from DATA...

mas ai fiquei pensando...

qual a diferença entao do proto=SMTP x proto=ESMTP?

O que o hotmail por exemplo, que chega como ESMTP tem diferente do terra? fiz um tcpdump do terra, mas nao achei nada demais, a nao ser o reset do firewall...

realmente, isso tudo tem lógica, mas ao mesmo tempo, queria ir um poucos mais afundo e entender entao, qual esse detalhezinho ai dos dois ESMTP que comentei...

Se alguem tiver uma outra ideia, outra visao disso ai.. acho que eh legal para melhorarmos o nosso conhecimento!!!

Abs