[Postfix-br] Dominio/Reputação

Eduardo Rocha eduardorocha82 em gmail.com
Terça Agosto 18 21:16:45 BRT 2015

Boa noite Pessoal,

Temos uma MTA usado por nossos clientes para enviarem "email marketing",
coloco entre aspas pois não é exatamente email marketing, é outro tipo de
conteudo institucional, mas vamos falar assim pra entenderem meu caso e ver
se conseguem me ajudar.

No return-path e no from address usamos o dominio do cliente, tambem usamos
registro de SPF e DKIM, até aki tudo ok.

Nosso maior problema é com a Locaweb, que ao receber um certo numero de
denuncias de spam originados do nosso MTA, acabam bloqueando não somente o
dominio do nosso cliente (citado no From), mas tambem o nosso dominio do
MTA (usado no Received From..), prejudicando assim todo nosso servidor.

Minha duvida é:

O mais correto seria usarmos o dominio do cliente no MTA para que neste
caso somente o respectivo cliente seja prejudicado?

Porem, esta solução me obriga a ter um IP dedicado pra cada cliente pra ser
configurado o reverso, correto?

Outra duvida:

O dominio citado no ReturnPath, é melhor ser o do cliente ou nosso? Isso
influencia na reputação ou o que gera reputação é o dominio do remetente?

Já vi o SpamAssassin pontuar por usar dominios diferentes no ReturnPath e
From.

Muito Obrigado

Abs