[Postfix-br] Nova tecnologia anti-spam

Mario Jorge Lima mariolima em multisites.com.br
Terça Agosto 23 16:15:10 BRT 2016

Leandro,

Muito obrigado pelas suas explicacoes. Só uma
duvida: como o Postfix agiria no seguinte caso:
um determinado dominio/ip consta numa Whitelist
como essa que voce recomendou (list.dnswl.org),
mas consta tambem na sua Blacklist
(dnsbl.spfbl.net) ou qualquer outra. Qual prevalece, a White ou a Black?

Mario./

At 15:22 23/08/2016, you wrote:
>Oi Mario,
>
>Obrigado pela confiança.
>
>Uma coisa que posso dizer logo de cara é que o
>RFC-Ignorant saiu do ar e outro serviço tomou o lugar deles:
>
><http://rfc-clueless.org/>http://rfc-clueless.org/
>
>Não tenho certeza se estes RFC-Ignorant que
>você está usando estão respondendo. Vale a
>pena verificar e remover se for o caso.
>
>A alguns anos atrás, eu fiz uma larga pesquisa
>para descobrir a eficiência de todas as
>DNSBL/WL do mercado. A ideia seria comparar
>custo beneficio, tanto em relação ao grau de
>acerto quanto à latência também.

> [...]

OBS: Eventualmente nao acentuo algumas palavras
do Portugues, para evitar bugs na recepcao dos emails.