[Postfix-br] SPFBL.net na MXToolbox

Leandro leandro em spfbl.net
Quarta Setembro 28 19:33:18 BRT 2016

Oi Mário. Nós listamos a galera sim. Por reputação ou por bloqueio manual
também.

O SPFBL tem um mecanismo de feedback loop na camada SMTP, onde por exemplo
um destinatário pode mandar o SPFBL bloquear um certo remetente, e este
remetente recebe um prefixo de rejeição SMTP que significa que a reputação
dele foi manchada. Se o remetente insistir muito em enviar e-mail para o
destinatário que o bloqueou, sua reputação chega num determinado ponto onde
passa a ser listado. Ai pode ser tanto IP quando o domínio mesmo.

A partir isso, no caso especifico da reputação do IP, esta se propaga pelo
nosso serviço DNSBL, que fica embutido no serviço SPFBL. No caso, nossa
zona DNSBL é "dnsbl.spfbl.net" e a resposta de listado é "127.0.0.2".

Quem usa o SPFBL, como é seu caso, no caso de reputação ruim (sem bloqueio
manual), o SPFBL não manda o MTA rejeitar mas manda o MTA marcar a mensagem
como SPAM para que este redirecione a mensagem na pasta Junk do
destinatário. No caso do destinatário mandar bloquear o remetente, ai sim o
SPFBL manda o MTA rejeitar a mensagem.

Leandro
SPFBL.net