[Postfix-br] Informações sobre a integração do spamassassin com o postfix

Claudio Junior csjunior em gmail.com
Segunda Agosto 28 11:04:24 BRT 2017

Ola pessoal

Hoje muitos de nós utilizamos o spamassasim como um programa externo ao
postfix que faz a verificação das mensagens, alterando o header da mesma, e
no final reinserindo a mensagem no postifx para que seja feita a entrega
aos usuários.

Algum tempo atras eu participei da implementação do Oracle UCS, e a forma
como é tratado o antispam é um pouco diferente, sendo que a mensagem de
email é enviada para o spamassassin e ele simplesmente retorna se a
mensagem é spam ou não (true ou false). Isto para mim já é valido, pois não
me interessa scores, mas sim se é spam. independente, a solução poderia
retornar somente o valor do score, isto é, um numero, e colocando isto como
uma regra no ucs, podemos determinar se é spam (baseado no valor, menor que
x não é, maior que x, é). O que me importa é que a mensagem original nunca
saiu da fila de email, e ela esta somente sendo verificada por um filtro
externo.

Eu particularmente achei isto interessante, pois não teríamos o trafego da
mensagem por um programa externo e sempre seria tratada como uma mensagem
na fila do servidor de e-mail.

A minha pergunta é, é possível implementar este tipo de validação no
spamassassin?

Obrigado pela ajuda.

Att.

Claudio Jr.