[Postfix-br] RES: checar e-mails de envio

Paulo Quartieri qb em qbnet.com.br
Quarta Novembro 22 16:24:56 BRST 2017

Utilizo o sasl-killer (peguei aqui na lista) e o fail2ban. Mas mesmo assim as vezes passa alguma coisa e aí é que eu precisava de algum check.

Mas obrigado.

Paulo

De: postfix-br-bounces em listas.softwarelivre.org [mailto:postfix-br-bounces em listas.softwarelivre.org] Em nome de Victório
Para: Lista de administradores de servidores Postfix do Brasil <postfix-br em listas.softwarelivre.org>
Assunto: Re: [Postfix-br] checar e-mails de envio

Paulo, aqui eu uso um conjunto de scripts, meu amavisd faz scan de todas as mensagens e o fail2ban para evitar e diminuir os problemas causados pelas situações que você indicou.

Tenho o fail2ban para bloquear as tentativas de quebra de senha. Além disso uso 2 scripts: um para monitorar a quantidade de login sasl no dia atual e outro para verificar a quantidade de e-mails da fila do postfix. Caso os números saiam fora do normal, como uma conta com muitos logins no mesmo dia ou com muitos e-mails na fila, ela tem sua senha modificada na hora.

Claro que esses scripts tem algumas exceções para alguns sistemas que utilizam o e-mail de forma automática, mas no geral tem me ajudado para barrar o problema logo nos primeiros minutos de abuso.

att.
Victório