[PSL-Brasil] Recurso - acesso à informação do IRPF

Francisco José Alves laranjatomate em yahoo.com.br
Segunda Agosto 27 21:57:40 BRT 2012


Pelo pouco que sei sobre segurança em transmissão de dados, imagino que o software deveria ser feito de forma que a integridade e confiabilidade dos dados fosse garantida por algoritmos de criptografia assimétrica.
Aí a Receita Federal esconderia da sociedade apenas as chaves privadas, não havendo necessidade de esconder nada mais que seja referente ao modo de funcionamento do software de confecção e transmissão/recepção das declarações.
Imagino que fornecer os fontes do software atual do Imposto de Renda comprometa a segurança pois talvez ele seja concebido sem essa orientação voltada para criptografia assimétrica, afinal ele começou a ser desenvolvido na era FHC quando não se falava em softwares abertos na máquina pública.
Imagino também que com os fontes liberados a comunidade poderia trabalhar em versões do software que não precisem de Java Virtual Machine nas plataformas atualmente sem versão específica e que saia alguma versão que não precise do Xorg, permitindo seu uso ágil em máquinas muito antigas.
As possibilidades serão muitas.
É bom ver que no movimento há gente preocupada com o miolo da questão, que é o acesso aos fontes, não se limitando a pedir o direito de usar Linux.

 
---------------------------------------
Evite enviar anexos em formato do MS Office, Corel Draw ou em outros formatos fechados e/ou atrelados a softwares proprietários. Entenda porque isso é importante em:
http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt-br.html
http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-01/477F8BF2.html
http://www.open2tech.com/2007/12/08/por-que-optar-pelo-odf-e-nao-por-outros-formatos-de-arquivo/
http://www.odfalliance.org/
http://www.zumo.com.br/2007/11/26/entrevista-cezar-taurion-fala-sobre-o-odf/
http://homembit.com/2007/10/aberta-a-temporada-de-fud-contra-o-odf.html
---------------------------------------
http://twitter.com/laranjatomate
http://www.facebook.com/laranjatomate
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=10253330075495159974


More information about the psl-brasil mailing list