[PSL-Brasil] Sobre vender código GPL

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Sexta Dezembro 14 13:25:50 BRST 2012

2012/12/14 Marcus Vinicius <contato em doutorlinux.com>:
> Caríssimo,
>
> Por favor, leia abaixo:
>

> On 13-12-2012 18:26, Filipe Saraiva wrote:
>
> Cara, você pode vender software livre sim. A GPL permite.
>
> Pega um software sob a GPL, e o coloque a venda. Você pode.
>
> ** Repito: você não pode vender algo que não é seu.
Mas então --
se está nas suas mãos, é seu.
O que fiz que voce nao pode vender um filme ou mp3 que voce tenha no computador,
é a lei de direitos autorais: voce precisa da permissão expressa do
autor para fazer coisas com a obra.

Só que, meu caro, a GPL é __justamente__ essa permissão _expressa_

Então, eu tendo em maos um programa sob a GPL, posso vende-lo como vendo uma
cadeira que esteja nas minhas mãos. Por que a licença de uso do mesmo
permite isso -
e quem colococou a licença em primeiro lugar é quem detem os direitos
de autor. A única
restriaoq ue eut enho é que sou obrigado a repassar para todos os que pegarem o
programa de mim os mesmos direitos que  eu tenho.

Agora se voce é o incrivel que consegue ler e interpretar melhor que
todo mundo que
fala e prega sobre software livre no Brasil, então aproveite e
interprete esse trechinho de texto aqui:

"""
 4. Conveying Verbatim Copies.

  You may convey verbatim copies of the Program's source code as you
receive it, in any medium, provided that you conspicuously and
appropriately publish on each copy an appropriate copyright notice;
keep intact all notices stating that this License and any
non-permissive terms added in accord with section 7 apply to the code;
keep intact all notices of the absence of any warranty; and give all
recipients a copy of this License along with the Program.

  You may charge any price or no price for each copy that you convey,
and you may offer support or warranty protection for a fee.

"""

Então - isso ai é a sessão 4 da GPLv3 - deixa eu te ajudar aqui com essa frase:

"You may charge any price or no price for each copy that you convey,"
You = você,
 may = pode,
charge = cobrar
 any = qualquer
, price = preço
for each = para cada
copy = cópia
that you = que você
convey = passa adiante *

Então -- diz ai que parte voce não entendeu ainda, que a gente esclarece.

*esse "convey"  " é um pouco mais complexo, por que a GPL 3 usa essa expressão
- convey  - para justametnecercar todas e qualquer forma que voce tenha
de fazer um software chegar ao usuario - inclusive gravar num CD, colocar numa
caixinha, e colocar na prateleira da loja.

> Não é questão de "o que está sendo pago é o meio de transmissão" ou o
> "trabalho para empacotar". É difícil discriminar isso, inclusive para
> qualquer coisa.
>
> ** Será que a dificuldade não está nos olhos de quem a vê ?
>
> ** Vejamos este nosso debate: por que eu consigo ver o que exponho você, não
> ?

aparentemente voce nao consegue. Que a venda ou não de um software é algo
ortogonal a ele ser livre  -sob a GPL ou não - é algo que aparece em
toda explicaçção
de software livre. Alias, restrições ao uso comercial, em licenças
como Creative Commons Non COmmercial,
tornam o conteúdo _não livre_.