[PSL-Brasil] Sobre vender software livre

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Sexta Dezembro 14 17:04:31 BRST 2012

2012/12/14 Tiago Passos <tiago em tiagopassos.com>:
> Você pode passar OS CODIGOS FONTE pro seu amigo. Se você pode ou não passar
> o binário, depende da licença. Software livre se refere ao código-fonte, não
> ao compilado.

tiago:
seria legal voce dar uma olhada no faq da GPL que já foi apontado por aqui
Legal voce querer participar e defenderS.L. - mas é bem melhor
falar com conhecimento de causa, né?

A GPL preve sim que voce possa passar só o binário,
(veja a sessão "6"da GPL v3)  e ai, nesse caso sim, pelo menos a
versão 2, instituia um valor
máximo a ser cobrado para entregar os fontes - o que voce é
obrigado  a fazer se quem recebeu o software de voce solicitar.

Não me lembro se na GPLv3 é permitida essa cobrança - nesse caso sim,
só pode ser cobrado o trabalho de copia e custo da midia -
Tá lá, seção 6 da GPL v3 (que trata justamente da distribuição de código objeto)
No primeiro parágrafo, alinea "b", tem essa frase pra uma situação especifica
"""
(1) a
    copy of the Corresponding Source for all the software in the
    product that is covered by this License, on a durable physical
    medium customarily used for software interchange, for a price no
    more than your reasonable cost of physically performing this
    conveying of source """