[PSL-Brasil] A vida sem patentes

Tiago Passos tiago em tiagopassos.com
Quinta Dezembro 20 16:41:35 BRST 2012

Acho que seria o caso de ele não usar computador...

Quer dizer que
enquanto não existir nenhum "carro livre" ele vai usar um proprietário
ao invés de usar uma bicicleta?

Em 2012-12-20 07:46, Hudson Flavio
Meneses Lacerda escreveu:

> [...]
devem saber desta solução mas se não open hardware and mostly open
firmware: <http://www.bunniestudios.com/blog/?p=2686 [1]>,
<http://www.kosagi.com/w/index.php?title=Novena_Main_Page [2]>.

> Oi
Marcus,

> Obrigado pelos links. Eu sabia da existência de projetos
nessa linha,
> mas não conheço nenhum exemplo concreto. Vou dar uma
olhada nas suas
> indicações.
>
> Quanto ao projeto do Sam Muirhead,
ele deixa claro que o objetivo não é
> apenas tentar realizar
radicalmente o viver sem patentes e propriedade
> imaterial
proprietária, mas avaliar quais são os obstáculos, as
> dificuldades e
as possibilidades. Ao usar um Mac enquanto avalia os
> novos projetos
de hardware livre, ao usar Ubuntu e Firefox com elementos

proprietários, entre outros casos problemáticos, ele analisa e explicita

> o que é e o que não é livre em cada caso. Isso é muito mais
instrutivo
> do que apenas apoiar-se no tudo-ou-nada, o que seria visto
apenas como
> uma atitude excêntrica.
>
> Hudson

projeto parece que está precisando da ajuda do pessoal da Debian para
dar suporte. Em 20 de dezembro de 2012 09:32, Hudson Flavio Meneses

wrote:

> [...]
propôs a si mesmo um desafio dos mais difíceis. Durante um ano, ele
tentará viver uma vida seguindo o princípio "open source" (código
livre). Isso significa abrir mão ou buscar alternativas para, em tese,
qualquer coisa que ele precise durante esses doze meses que envolva o
copyright tradicional - das necessidades mais básicas do cotidiano,
coisas que a maioria de nós não se questiona sobre patentes, como
alimentação e papel higiênico, até atividades como escutar música ou
entrevista de uma folha com o Sam. O que eu achei muito bom na
entrevista é que ele ainda continua utilizando o MAC dele.
Computador: O Mac de Sam roda Linux e a edição é feita com software
livre. Ele ainda não encontrou uma alternativa de hardware livre »»» Eu
não acho nada bom ele não ter encontrado nenhuma alternativa de hardware
livre viável. O sítio do projeto de Sam Muirhead é este:
http://yearofopensource.net/ [3] Hudson

[4]
> Regras da lista:

http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil