[PSL-Brasil] Sobre vender software livre

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Dezembro 22 07:03:59 BRST 2012

On Dec 14, 2012, "Joao S. O. Bueno" <gwidion em mpc.com.br> wrote:

> Então, se voce pega a distribuição deles, e remove as partes que são
> marca registradda e afins, pode redistribuir - é isso que o Cent-OS e
> a distribuição da Oracle fazem.

Acho que não é bem isso que eles fazem.  Eles não recebem os binários da
Red Hat, pois para isso teriam de ser clientes pagantes, e os clientes
pagantes que redistribuíssem esses binários dariam causa à Red Hat para
interromper a prestação do serviço contratado (*)

O que eles fazem, segundo entendo, é baixar os fontes que a Red Hat
disponibiliza para qualquer um (não só aos clientes pagantes) em
http://ftp.redhat.com/pub/redhat/linux/enterprise/ e que já não incluem
pacotes restritos por marcas registradas da Red Hat e compilá-los, às
vezes com modificações.

(*) Note que não estou dizendo que gosto de ou concordo com essa
cláusula contratual, até porque se eu dissesse seria mentira :-) mas
consta que ela é compatível até com a GPL, pois não impede o gozo de
qualquer das liberdades necessárias para que o software seja livre.
Apenas dá ao prestador de serviço a prerrogativa de recusar-se a prestar
serviços ou fornecer novas versões do software a quem não cumpra as
exigêncas contratuais; não é muito diferente de negar suporte a quem
tenha instalado um módulo privativo ou de outra forma prejudicado a
consistência interna do kernel, e não há obrigação alguma de ninguém de
fornecer novas versões.  Quanto às versões do Software Livre que já
tenham sido recebidas, essas continuam disponíveis e Livres para o
cliente, mesmo após a interrupção do contrato de prestação de serviços.