[PSL-Brasil] "Pirataria é crime e pecado" + "Dar a César o que é de César"

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Terça Julho 31 09:44:10 BRT 2012

On Jul 24, 2012, Francisco José Alves <laranjatomate em yahoo.com.br> wrote:

> Há uns 10 anos, eu divulgava o software livre ressaltando muito o
> aspecto moralista de que pirataria é errado.

Claro que é errado!  Atacar barcos, para assassinar a tripulação e
saquear a carga é uma baita violência, mas o assassinato é pior que a
pilhagem.

Não confundir com o milagre da multiplicação dos pães e peixes que
fazemos toda vez que compartilhamos ideias e obras culturais.  Ao
contrário do que a indústria quer nos fazer crer, esse milagre não mata
nem rouba de ninguém: é uma dádiva!

> Eu mesmo demorei para saber que instalar um CD em duas máquinas é
> errado,

Não tem nada de errado, é apenas ilícito, por causa de uma lei fundada
nos princípios de censura das monarquias.  O resto do pensamento
filosófico em torno do direito autoral é distorção da realidade para
tornar essa censura mais palatável e nos tornar nossa própria polícia.

Quando uma lei é injusta, descumpri-la é um dever de todos!

> Fiquei me indagando se valeria a pena divulgar o software livre em
> comunidades religiosas em geral, onde o aspecto moral possa pesar na
> hora de escolher ou não produtos piratas.

Vale a pena divulgar os ideais de liberdade, compartilhamento e
cooperação enquanto valores éticos em qualquer lugar.  Pessoas de boa
índole tendem a ser receptivas a esses ideais, embora possa ser difícil
superar a lavagem cerebral que faz a censura parecer razoável.