[PSL-Brasil] Fwd: [GUFSC] Defenda sua liberdade de instalar Software Livre

Pedro A D Rezende rezende em cic.unb.br
Sexta Novembro 2 10:07:25 BRST 2012

Em 01-11-2012 18:14, Joao S. O. Bueno escreveu:
> Abaixo assinado interessante --
> mas não é muito pequeno não?
>
> Isso que acontece no UEFI é grotesco, de tão absurdo -
> Ao pessoal que temmais conehciemtno jurídico na lista:
> não tem como ser impetrado um pedido legal de proibição dessa prática
> (Restrição de boot em hardware)? Quais seriam as instâncias cabíveis?

Creio que a menos inóqua das possíveis teses para combate legal a esta
prática no mercado seria a tese de abuso monopolista por venda casada.

Doutra feita, creio que seria fácil encontrar uma solução meio termo
para o impasse, caso os monopolistas de plantão (que em ingles merecem a
alcunha de "control freaks") concordem em implementar o UEFI como
configuração desligável por chave de hardware (jumper), conforme algumas
empresas que mantém distros GNU Linux estão tentando convencer o
consórcio que dita padrões de implementação da medida.

No frigir dos ovos o verdadeiro motivo para os control freaks empurrarem
o UEFI irá se revelar, conforme acatam ou não o pedido de demais
fornecedores de SO em implementá-la com jumper para (des)habilitação
manual.

Se o verdadeiro motivo for revelado por um padrão de implementação
não-desligável, os maiores interessados nessa decisão certamente estarão
também preparados para executar estratégias mitigadoras de
contra-ataques legais pelos prejudicados (como pode estar nos revelando,
por exemplo, o papel desempenhado por figuras como o Senador Azeredo e
seu AI-5 Digital -- vejam ele novamente em ação, em pronunciamento na
Camara, conforme o Omar Kaminski postou na lista do IBDI, replicado
abaixo).

Caso o verdadeiro modivo se revele pela imposição de um padrão
não-desligável de UEFI, tal decisão do consórcio pode estar marcando o
começo do fim do PC como o conhecemos hoje, conforme vem alertando
ativistas como Cori Doctorow em http://www.youtube.com/watch?v=HUEvRyemKSg

> Uma entidade como a  ASL poderia fazer isso?

Repostando, ṕois a meu ver os assuntos se interligam no plano político:

Assunto: [ibdi_lista] Azeredo diz que lei Carolina Dieckman é
complementar ao PL 84/99

"ACORDO PERMITIRÁ APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE COMBATE AOS CRIMES CIBERNÉTICOS

Em seu pronunciamento desta quinta-feira (01), Eduardo Azeredo
(PSDB-MG) também destacou a aprovação, pelo Senado, do projeto de lei
que inclui os crimes cibernéticos no Código Penal. Segundo o deputado,
essa proposta (PL 2793/11) é complementar ao PL 84/99, relatado por
ele no Senado e na Câmara, e ao Marco Civil da Internet. “Com a volta
o PL 2793/11 para a Câmara, poderemos aprovar, conforme acordo feito
no início deste ano, as três propostas, que irão então à sanção da
Presidência da República”, afirmou.

'Vimos agora nas eleições como foi grande a incidência de delitos como
calúnia, difamação e até fraudes. Esses episódios mostram como é
urgente a inclusão dos crimes digitais na nossa legislação'
completou.

(fonte: boletim informativo do parlamentar)"
"