[PSL-Brasil] UbuntoOne dedo duro pra polícia?

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Terça Abril 16 14:55:23 BRT 2013

2013/4/16 Raniere Silva <raniere em riseup.net>

> Espera um minuto. Se a busca é enviada desvinculada da identidade como é
> que o
> resultado volta? Basta o número de IP para eles saberem (ou inferirem com
> alta
> probabilidade de acerto) quem você é.

Conexão TCP e ainda por cima encriptada. E o fato de ser possível
*inferir*com certa probabilidade de acerto (mas não certeza) quem é
você a partir do
endereço IP não diz muito, existem outros dados a partir do qual alguém
poderia *inferir* sua identidade como hábitos de leitura, buscas no
navegador, cookies e semelhantes. Se você usar um proxy transparente, a
eficiência dessa inferência fica também seriamente prejudicada...

A declaração da Canonical sobre esse assunto está aqui:

http://blog.canonical.com/2012/10/12/searching-in-the-dash-in-ubuntu-12-10-an-update/

"For reiterated clarity, we have no intention of either storing or sharing
user-identifiable data beyond what is necessary to deliver the intended
search service."

Minha tradução: para clareza reiterada, não temos intenção de guardar ou
compartilhar dados que identifiquem o usuário além do que é necessário para
entregar o serviço de buscas pretendido.

Gente, eu li a reclamação do stallman (a do "spyware"), acho que já vi
todos os argumentos sobre isso... Esse assunto já cansou, a Canonical não
está fazendo um complô contra a comunidade, está tentando uma estratégia
que facilite as coisas pra um tipo de usuário que aprecia isso, e com
considerável respeito a ele -- por exemplo, por passar pelos servidores da
Canonical, essa busca é anonimizada, então a Amazon tem *menos* condições
de saber quem está fazendo aquela busca do que se ele usasse o navegador,
com seus cookies e histórico. Claro, um usuário mais técnico como nós
poderia chamar um navegador em modo incógnito ou semelhante, mas estamos
falando do usuário mais leigo mesmo.

Mesmo se você não concordar comigo, e insistir que isso é spyware, tem que
conceder que é um spyware BEM atípico, pois não reúne todo dado possível
sobre o usuário, permite ser desativado facilmente, é software livre...

Outra coisa é que eles deixaram bem mais claro isso depois das reclamações.
Tem na instalação do SO o aviso de privacidade, e tem no dash a "legal
notice" de modo bem destacado.

Também deixaram bem fácil desabilitar o recurso, tanto no aviso legal
quanto nas configurações.

Mas, claro, não mudaram o default da busca habilitada porque senão assim
não cumprem sua estratégia.

Acho que já basta dessa automutilação que fazemos a quem nos ajuda. Não
estou propondo que sejamos indulgentes, apenas racionais. Toda vez que a
Canonical vem com alguma novidade em forma de software livre, soam as
trombetas do apocalipse. Unity, busca no Dash, Mir... Mil flames em cima de
tudo isso. Críticas desmerecidas e ainda temos o Stallman a falar essa
bobagem de "spyware".

Isso nunca vai acabar?
--
Cláudio "Patola" Sampaio