[PSL-Brasil] UbuntoOne dedo duro pra polícia?

Marcus Vinicius - Doutor Linux contato em doutorlinux.com
Terça Abril 16 18:18:25 BRT 2013

Caríssimos, Sinceramente ? Piadinha de estudantes de science studies:
pergunta " - qual a origem do universo ?" resposta: " - depende de quem
financia a pesquisa". Uma pergunta desagradável : de quê a FSF sobrevive
?

---- Original Message ----
From: Cláudio Sampaio
To: "PSL-Brasil"
Sent: Ter, Abr 16, 2013, 2:55 PM
Subject: Re: [PSL-Brasil]UbuntoOne dedo duro pra polícia?

2013/4/16 Raniere Silva
 > Isso não tem nada a ver com o assunto.
 > E o "spyware" do Ubuntu não é spyware, pois não identifica o
usuário. O
 > único dado que o plugin do Dash envia é a busca, desvinculada da
 > identidade. É software livre, você mesmo pode conferir se não
acredita.
 Espera um minuto. Se a busca é enviada desvinculada da identidade como
é que o
 resultado volta? Basta o número de IP para eles saberem (ou inferirem
com alta
 probabilidade de acerto) quem você é.
Conexão TCP e ainda por cima encriptada. E o fato de ser possível
inferir com certa probabilidade de acerto (mas não certeza) quem é você
a partir do endereço IP não diz muito, existem outros dados a partir do
qual alguém poderia inferir sua identidade como hábitos de leitura,
buscas no navegador, cookies e semelhantes. Se você usar um proxy
transparente, a eficiência dessa inferência fica também seriamente
prejudicada...
A declaração da Canonical sobre esse assunto está aqui:

http://blog.canonical.com/2012/10/12/searching-in-the-dash-in-ubuntu-12-10-an-update/
(http://blog.canonical.com/2012/10/12/searching-in-the-dash-in-ubuntu-12-10-an-update/)
"For reiterated clarity, we have no intention of either storing or sharing
user-identifiable data beyond what is necessary to deliver the intended
search service."
Minha tradução: para clareza reiterada, não temos intenção de guardar
ou compartilhar dados que identifiquem o usuário além do que é
necessário para entregar o serviço de buscas pretendido.
Gente, eu li a reclamação do stallman (a do "spyware"), acho que já vi
todos os argumentos sobre isso... Esse assunto já cansou, a Canonical
não está fazendo um complô contra a comunidade, está tentando uma
estratégia que facilite as coisas pra um tipo de usuário que aprecia
isso, e com considerável respeito a ele -- por exemplo, por passar pelos
servidores da Canonical, essa busca é anonimizada, então a Amazon tem
menos condições de saber quem está fazendo aquela busca do que se ele
usasse o navegador, com seus cookies e histórico. Claro, um usuário mais
técnico como nós poderia chamar um navegador em modo incógnito ou
semelhante, mas estamos falando do usuário mais leigo mesmo.
Mesmo se você não concordar comigo, e insistir que isso é spyware, tem
que conceder que é um spyware BEM atípico, pois não reúne todo dado
possível sobre o usuário, permite ser desativado facilmente, é software
livre...
Outra coisa é que eles deixaram bem mais claro isso depois das
reclamações. Tem na instalação do SO o aviso de privacidade, e tem no
dash a "legal notice" de modo bem destacado.
 Também deixaram bem fácil desabilitar o recurso, tanto no aviso legal
quanto nas configurações.
Mas, claro, não mudaram o default da busca habilitada porque senão assim
não cumprem sua estratégia.
Acho que já basta dessa automutilação que fazemos a quem nos ajuda.
Não estou propondo que sejamos indulgentes, apenas racionais. Toda vez
que a Canonical vem com alguma novidade em forma de software livre, soam
as trombetas do apocalipse. Unity, busca no Dash, Mir... Mil flames em
cima de tudo isso. Críticas desmerecidas e ainda temos o Stallman a falar
essa bobagem de "spyware".
Isso nunca vai acabar?
--
Cláudio "Patola" Sampaio