[PSL-Brasil] DAQUI A POUCO: Palestra Técnica do CISL: Debian GNU/Linux kernel tuning para cargas extremas de I/O de disco e rede para SGBD e e-mail

ibagaby ibagaby em uol.com.br
Terça Julho 16 09:37:22 BRT 2013


Palestra Técnica do CISL: Debian GNU/Linux kernel tuning para cargas extremas de I/O de disco e rede para SGBD e e-mail

O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal, convida você a participar da Palestra Debian GNU/Linux kernel tuning para cargas extremas de I/O de disco e rede para SGBD e e-mail, que será realizada no dia 16 de julho de 2013.

Descrição da palestra:
Cargas de escritas síncronas aleatórias extremas de I/O de rede e discos, para arquivos pequenos e curtas requisições de rede em ambientes corporativos estão presentes em servidores de e-mail e banco de dados. Apresentaremos lições aprendidas de Debian GNU/Linux kernel tuning já implantadas em produção em escala governamental, sobre hardware e data storage servers classe high-end.
Ambientes corporativos em escala governamental ou enterprise utilizam servidores, rede, data storage servers conectados por fibra ótica que se comportam diferentemente de servidores menores e ainda mais quando submetidos a cargas extremas de I/O por servidores de e-mail e bancos de dados.
Tais serviços demandam escritas aleatórias síncronas de arquivos pequenos em grande volume e simultâneas, o pior cenário para toda cadeia de hardware e software.
Numa proporção escrita/leitura que pode chegar 95%. O que nunca é descrito em benchmarks publicados nem em revistas e muito menos por empresas.
Apresentaremos dicas de escolha de hardware que não estão em folhetos nem conversa de vendedor, e técnicas de análise, tuning e benchmark próprios para tal cenário.
Tais tunings já estão implantados em ambiente de produção sob cargas de escala governamental há mais de 1 ano com excelentes resultados.

Horário: 10h ás 12h
Local: Auditório do Serpro - Porto Alegre

Palestrante: André Felipe Machado
Colaborador do Projeto Debian, participa do Time de Parceiros, do Time de Publicidade e do Grupo de Usuários Debian-RS e Debian Brasil. Usa Linux desde 1998 e computadores desde o cartão perfurado. Engenheiro em Eletrônica desde 1988, programou de micro-kernel Real Time em microcontroladores fazendo DSP em C e Assembly até sistemas web. Implantou, administrou e otimizou redes e servidores de arquivos, e-mail, aplicação, banco de dados. Blog pessoal www.techforce.com.br. Desde 2005 trabalha no SERPRO.

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail CISL cisl em serpro.gov.br,  twitter @CISLGovBR ou facebook www.facebook.com/cislgovbr

Atenciosamente,

Coordenação do CISL 


More information about the psl-brasil mailing list