[PSL-Brasil] Servidores Livres

Hudson Flavio Meneses Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Segunda Junho 10 11:06:03 BRT 2013

Roberto Cohen wrote:
> Opa, salve...
>
> Uma pergunta:
>
> Quem seria o responsável caso o servidor contivesse pornografia
> infantil, conteúdo hacker e outros bagulhos nocivos à sociedade, os
> quais poderiam ser acionados pela sociedade civil?
>
> Sim, por que alguém sempre será responsável, no final das contas...

Oi Roberto,

Conteúdo hacker? Não acredito que li numa lista de discussão de software
livre alguém dizer que conteúdo hacker é nocivo à sociedade! Mas como
todo mundo sempre tem algo a aprender, vamos lá: hackers são aqueles que
constróem coisas, crackers são os que as destróem (ESR). Ver também:
http://www.fsfla.org/ikiwiki/blogs/lxo/pub/hackers.pt.html

Quanto à responsabilidade pelo mau uso de servidores, talvez o Omar e
outros advogados, ou quem já tem experiência em manter servidores,
saberá dizer.

O que acho importante, se o objetivo dos servidores livres é defender a
liberdade no ambiente digital, é que não se renda à censura prévia.

É até interessante você ter citado "pornografia infantil", porque se
trata de uma desculpa fácil, muito utilizada por censores. É até curioso
o termo, porque denuncia que essas pessoas defensoras de censura estão
muito mais preocupadas com as fotos e vídeos de abusos sexuais do que
com as crianças que os sofrem. O grande problema é o abuso sexual, o
estupro, que é cometido *fisicamente*, não digitalmente. Mas nossa
sociedade machista tende a ser insensível com as vítimas de estupro
(consideram abusos uma coisa cultural, dizem que pré-adolescente não é
mais criança, que as vítimas provocaram, etc.), enquanto aceita abdicar
de quaisquers direitos em nome do /slogan/ "tolerância zero". Além do
mais, nunca se deve esquecer que, para denunciar abusos sexuais e outros
crimes de maneira eficaz, é necessário coletar provas. Entidades de
combate à pedofilia teriam suas iniciativas reduzidas se as pessoas não
pudessem coletar e enviar provas dos crimes (inclusive anonimamente).
Então, infelizmente não há nenhum meio simples de lidar com esse difícil
problema. Censura pura não resolve e não deve ser aceita como "a solução".

Há um conjunto de assuntos que são freqüentemente apresentados na
campanha para monitorar e censurar a internet, como "terrorismo",
tráfico de drogas, "pornografia infantil", fraudes bancárias... Não
podemos cair nessa lábia furada de que a solução "BigBrother" seja
aceitável ou mesmo que ela seja capaz de resolver aqueles problemas.
Senão sequer faria sentido iniciar servidores livres, melhor virar
"target" voluntário de Facebooks e Googles.

Então, Roberto, as responsabilidades existem, eu também me pergunto como
ele seria dividida ou gerenciada, e sei que alguns dos possíveis ataques
contra a iniciativa dos servidores livres usaria a munição que você
citou. O Ricardo Ruiz já apresentou uma sugestão em outra mensagem.

Até mais,
Hudson

> Abs
>
> Roberto Cohen