[PSL-Brasil] COMEÇANDO: Palestra Técnica do CISL - Visão Computacional aplicado à Tecnologia Assistiva

ibagaby ibagaby em uol.com.br
Terça Novembro 19 15:31:13 BRST 2013


Palestra Técnica do CISL - Visão Computacional aplicado à Tecnologia Assistiva

Descrição:
Serão apresentadas técnicas de visão computacional usando a biblioteca OpenCV, e demonstraremos uma aplicação desenvolvida com tecnologias livres, que identifica os movimentos faciais para realizar o controle do mouse (cursor), viabilizando o uso do computador por pessoas com deficiência motora.

Palestrantes:

Sebastião Borges
Mini-curriculum: Analista de Desenvolvimento do Serpro e membro do Comitê de Software Livre da Regional Belém. Graduado em Matemática pela UEPA e em Ciência da Computação pela UFPA. Possui experiência em desenvolvimento em Python e Java. Tem interesse nas áreas de reconhecimento de padrões, análise preditiva, otimização de sistemas e processamento de imagens.

Antônio Peixoto
Mini-curriculum:  Possui pós-graduação em: "Sistemas de Informação nas Organizações" (CESUPA), "Política e Estratégia" (Associação do Diplomados da Escola Superior de Guerra), "MBA em Gestão em Telecomunicações" (FVG), "Engenharia Biomédica" (UFPA). É Analista de Desenvolvimento do Serpro e mestrando em Engenharia Elétrica. Tem experiencia em processamento digital de sinal tipo fala, imagens e sinais bio-médicos, bem como na modelagem e identificação de sistemas. Tem experiência na área de inteligência artificial usando técnicas de redes reurais, lógica fuzzy e algoritmos genéticos. Suas principais área de interesse são inteligência artificial, processamento digital de sinais e robótica.

Data:   19/11/2013
Horário: 15h ás 17h (horário de Brasília)
Local:  Auditório do Serpro - regional Belém

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl em serpro.gov.br,  twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr

Atenciosamente,

Coordenação do CISL
 


More information about the psl-brasil mailing list