[PSL-Brasil] COMEÇANDO: Palestra Técnica do CISL - Utilização de Software Livre na área de Cloud Computing

ibagaby ibagaby em uol.com.br
Segunda Novembro 25 10:02:22 BRST 2013


Palestra Técnica do CISL - Utilização de Software Livre na área de Cloud Computing

Descrição:
Computação em Nuvem, um modelo computacional orientada a serviços de sucesso, que traz uma nova maneira como infraestruturas, plataformas e serviços têm sido criados e utilizados: Plataforma como Serviço (Paas), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS). Embora, os serviços de computação em nuvens mais conhecidos sejam comerciais, a indústria de software livre tem sido responsável por grande parte dos componentes que os compõem, provendo software para IaaS, Paas ou SaaS.
Nesta palestra abordaremos computação em nuvem olhando as camadas arquiteturais desde infraestrutura até componentes que compõem uma plataforma, de forma a permitir que engenheiros possam construir serviços nas nuvens utilizando software livre.

Palestrante: Silvio Cortez

Minicurrículo: Graduado em Ciência da computação pelo Cin/UFPE. Atualmente é engenheiro de sistemas do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Tendo dedicado os últimos 3 anos a pesquisa na área de computação distribuída em ambientes de computação em nuvens e BigData.

Data:   25/11/2013
Horário: 10h ás 12h (horário de Brasília)
Local:  Auditório do Serpro - regional Recife

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl em serpro.gov.br,  twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr

Atenciosamente,

Coordenação do CISL




More information about the psl-brasil mailing list