[PSL-Brasil] Ideologia e Radicalismo

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Sexta Agosto 15 03:53:44 BRT 2014

Independente do desfecho da tua história com teu amigo, é preciso
reconhecer que este tipo de caso, de você ajudar alguém com a instalação,
de a pessoa aceitar instalar um sistema sem blobs, é uma amostra muito
pequena e irrelevante para a computação doméstica em geral, e geralmente
lições extraídas dessas histórias não servem em escala que ajudasse adoção
de GNU/Linux ou software livre em geral.

É o tipo de estratégia que muitos já tentamos. Não adianta, um punhado de
voluntários pacientes e dedicados não faz cócegas neste mercado de bilhões
de dólares.

E o problema não é "complacência", nada disso, menos ainda subserviência a
princípios pétreos de qualquer coisa. Mesmo na tua amostra pequena, procure
ajudar teu amigo a sentir a maior liberdade possível de fazer o que quiser
com o software. E se ele não pode acessar um serviço por ele só ser
acessível por ferramentas proprietárias, isso não é uma vergonha tua.
Habilite a liberdade dele e se preocupe em substituí-la mais tarde.

Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa
Campinas, SP - Brazil.