[PSL-Brasil] REDE SOCIAL + WEBHOSTING + EMAIL

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Domingo Dezembro 7 19:43:16 BRST 2014

Fala, Alexandre,

On Saturday, December 06 2014, Alexandre Teles wrote:

> Estou planejando construir na minha universidade uma Rede Social interna,
> com cadastro restrito ao alunos da UFBA e gostaria de saber se alguém já
> implementou Noosfero ou Diaspora e pode me dar informações relativas ao
> footprint dessas plataformas. Vocês sabem me dizer quais deles tem suporte
> a LDAP ou API para cadastro único?

Acho que o pessoal já indicou a lista do Noosfero pra você poder
perguntar essas coisas.  Além disso, uma busca rápida por termos como
"ldap diaspora" (por exemplo) vai te dar algumas informações extras, eu
acho.  E o Anahuac roda o DiasporaBr há um tempo, então talvez ele possa
te dar informações mais detalhadas sobre o consumo de recursos desses
softwares.

> E quanto à solução de email? Alguma ideia acerca do cliente web? Roundcube,
> Horde ou outra coisa?

Cliente web de e-mail acaba sendo uma questão de preferência, mais do
que questão técnica (IMO).  Não conheço nenhum a fundo, mas gosto do
Roundcube (*também* pelo fato de ele ser GPLv3 :-).

> Quanto ao WebHosting, alguma consideração acerca do servidor a ser usado?

O servidor HTTP, você diz?  Eu uso Apache no meu servidor, e não vejo
muitos problemas com ele.  Nginx é um outro famoso; no entanto, a única
vez que eu tentei utilizá-lo eu não gostei muito do esquema de
configuração dele.

Acho que a regra geral é usar Software Livre, e isso você já tá fazendo.
De resto, sugiro que você faça algumas experiências instalando esses
softwares na sua máquina e vendo qual deles você gosta mais.

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36