[PSL-Brasil] Tipos de Redes Sociais

China china.listas em gmail.com
Segunda Julho 7 13:28:56 BRT 2014

O Facebook surfou na onda da militância virtual, em que seu grande
feito foi fazer o HSBC mudar sua ideia de cobrar pelas contas
gratuitas dadas aos universitários londrinos. Isso chamou a atenção de
estudiosos de fenômenos de mobilização de massa, como Perre Levy e o
próprio Clay Shirky citado no link, e ainda hoje é matéria de debate
enquanto sinônimo de plataforma de mobilização social. Exemplos não
faltam, como a "primavera árabe", os protestos durante a copa das
confederações no Brasil ano passado e os confrontos na Libia e Síria.

Talvez nossa estratégia esteja errada. Ao apenas dizer pras pessoas
que facebook, e seus correlatos e análogos, são bobos feios e chatos e
que eles deveriam abandonar estas redes nós não estamos praticando
nada de positivo. Creio que quando estas pessoas que abarrotam estas
redes descobrirem que sua militância pode ser sua ruína, uma vez que
estas redes tem compromisso com o grande irmão, elas sairão.

Uma dica de que isso pode ser revertido foi a perda maciça de usuários
do Watsapp após sua aquisição pelo Facebook. O Watsapp funciona
atrelado ao número de telefone, logo as pessoas tinham a ilusão do
sigilo aplicando o mesmo raciocínio ao pensar em mensagens de texto
SMS. Portanto as pessoas no Watsapp publicavam coisas impensáveis de
se publicar no Facebook, e com isso o Watsapp se tornou um dos maiores
transmissores de pornografia da Internet. As pessoas sabem que estão
sendo monitoradas no Facebook. Se não pelo próprio Facebook estão
sendo por bilhares de APIs entregues a parceiros comerciais e outros
fofoqueiros. Quando saiu a noticia de que o Facebook comprou o Watsapp
muita gente parou de usar o serviço, porque se deram conta de que
agora eles podem ser monitorados, como se isso já não fosse possível
antes.

Acho que se conseguirmos convencer de que Facebook, e outras redes
análogas, te dão acesso a milhares de pessoas mas te entregarão
quentinho ao grande irmão a qualquer momento conseguiremos virar o
jogo.

[1]http://blogs.estadao.com.br/renato-cruz/here-comes-everybody-do-clay-shirky/