[PSL-Brasil] Tipos de Redes Sociais

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Segunda Julho 7 13:58:25 BRT 2014

> Uma dica de que isso pode ser revertido foi a perda maciça de usuários
> do Watsapp após sua aquisição pelo Facebook. O Watsapp funciona
> atrelado ao número de telefone, logo as pessoas tinham a ilusão do
> sigilo aplicando o mesmo raciocínio ao pensar em mensagens de texto
> SMS. Portanto as pessoas no Watsapp publicavam coisas impensáveis de
> se publicar no Facebook, e com isso o Watsapp se tornou um dos maiores
> transmissores de pornografia da Internet. As pessoas sabem que estão
> sendo monitoradas no Facebook. Se não pelo próprio Facebook estão
> [...]

Não achei números sobre a "perda maciça". Foram quantos? 5%? 10%? Sejam
quantos forem, aposto que nem fizeram cócegas. Sejamos realistas, vá; quem
se preocupa com privacidade são poucos.

O exemplo que você deu do HSBC só serve pra mostrar o Facebook como algo
positivo e não negativo. Dizer que ele tem o "poder" pra mudar seu apelo
para protestos e semelhantes e ficar do lado do governo ou outras empresas
não convence muito, porque talvez a facilidade para protestos organizados
sejam um ponto de venda do facebook, um recurso que ele sabe que agrada aos
usuários, e não vai abrir mão tão fácil não por ser bom e caridoso, mas por
simples interesse comercial.

Gente, estou quase resgatando aquele texto do Bruce Perens em que ele diz
que a gente tem que reconhecer que alguns tipos de software, mesmo
malvadões, proprietários, lacrados, ofuscados, patenteados e etc., oferecem
liberdades aos usuários que antes eles não tinham. O facebook oferece a
facilidade de reunião e protestos, o whatsapp oferece a liberdade dos
caríssimos SMS de operadoras e daí por diante. Não podemos lutar contra "o
inimigo" se não entendemos o apelo dele. E mesmo entendendo, eu não acho
que é fácil combatê-lo.

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio