[PSL-Brasil] Será que estou lendo direito?

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Sexta Julho 11 13:26:26 BRT 2014

On 11/07/2014, at 08:45, China <china.listas em gmail.com> wrote:

> Pelo tamanho do arquivo, apenas 0,8MB, já dá isso na cara...

A pagina diz que essa aplicacao faz o download do LibreOffice:

"[...] USING THIS APP YOU CAN DOWNLOAD IT"
(sic)

Se a Document Foundation considera que a aplicacao eh enganosa (porque tem o logo deles, ou por qualquer outra razao), acho que eles tem mesmo que trabalhar com a Microsoft para nao deixar que seja enganoso para os usuarios Windows. Se o cara tirar o logo da Document Foundation e trocar pelo logo do Libre Office, ele provavelmente estara compliant com todas as regras.

Mas, isso mostra (como em tantos outros casos) que sempre que alguem (nessa caso a Document Foundation) nao marcar presenca e nao disponibilizar o seu produto em algum lugar (nessa caso a MS Store, mas poderia ser uma distro Linux, poderia ser um porte pra outro sistema operacional, etc), software livre vai permitir com que _alguem mais_ faca isso.

Honestamente, eu acho isso uma _boa_ coisa. Um exemplo _bom_ desse mesmo uso: as empresas americanas sao obrigadas a proibir acesso a seus sites de pessoas vindas de paises "bloqueados" pelo governo americano. Isso eh verdade para todas as empresas americanas, e elas podem ser severamente punidas. Tinhamos esse problema na Sun, e eramos obrigados a barrar acesso aos sites mesmo de produtos livres (NetBeans, OpenSolaris, OpenJDK, etc) a pessoas desses paises. Entao, pra gente era muito bom (e ate incentivavamos) quando _outros_ (grupos de usuarios, desenvolvedores de paises que nao tinham essas restricoes) baixavam e colocavam esses projetos disponiveis, para que pudessem ser feitos os downloads a partir de paises "bloqueados".

Agora, a questao do preco? Ah pessoal... Se tem gente disposta a comprar, e ter um suporte (o cara coloca o email dele como suporte), porque voces acham isso ruim? Eh um ganho para todos! Voce pode argumentar que o usuario poderia baixar de graca. Sim, poderia... Se for facil achar, facil baixar, facil instalar, eh provavel que o usuario nunca nem veja essa aplicacao na Windows Store, e pode ser que esse cara ai nao esteja fazendo negocio nenhum. Agora, se ele esta cobrindo um nicho de usuarios que nao acha o Libre Office, ou nao sabe baixar, ou nao sabe que eh de graca, ou nunca tinha ouvido falar, bom pra ele: ele achou o nicho dele e esta ganhando dinheiro.

Software Livre eh isso pessoal. Eh Livre.
(Nao, nao estou dizendo que o download nao eh um malware, ou que eh maravilhoso ou que o suporte do cara seja bom ou que quer que seja. So que nao da pra criticar o cara _so_ porque ele esta vendendo Libre Office na Windows Store! Assumir que eh um malware so por isso eh assumir de cara que so porque ele esta vendendo esta fazendo algo ruim, o que nao eh por ai! :-))

[]s,
Bruno.