[PSL-Brasil] Software Livre, não OpenSource

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Julho 16 11:19:17 BRT 2014

Olá Cristiano,

Entendo o seu desânimo. Sinto o mesmo.
Até onde entendo estamos vivendo uma crise de identidade como movimento.

O que eu tenho sugerido é que resgatemos nossas origens. Que nos atenhamos aos alicerces da filosofia do Software Livre.
Acreditar no que se diz, no que se faz e encontrar respaldo nos demais é o que mantém a moral e o ânimo.

Mas para que isso seja verdade, primeiro precisamos definir bem no que acreditamos. Ter claro quais são os objetivos.

Acho que não estamos conseguindo mais definir isso. Esta é uma lista de Ativismo Software Livre. Então alguns preceitos deveriam reinar:

1) Não usar Software Proprietário;
2) Não fomentar ou usar redes sociais devassas;
3) Focar no filosófico e não no técnico;
4) Focar no ativismo e não nas nuances legais.

Posso estar errado, mas a maioria dos ativistas estão calados porque não querem mais levar pedrada. Sempre que há um apelo para seguir os preceitos da FSF, do GNU são taxados de extremistas.
Mas avalie com frieza: quem mudou foram os preceitos filosóficos do Software Livre?

Tenho dito isso mais de uma vez: hora dos defensores de meios termos, aglutinações, complacência e demais, deixarem isso claro e criarem outro movimento.