[PSL-Brasil] Material para palestra

Frederico Goncalves Guimaraes fgguimaraes em teia.bio.br
Segunda Julho 21 22:14:42 BRT 2014

Olá Dausacker e demais,

Consta no registro FS19006 do Livro da Grande Teia que
Filipe, em 19/07/14 escreveu o seguinte:

> Pôxa gente não vamos começar uma guerra de distros aqui senão vai
> virar um flame =)

Faço minhas as palavras do Filipe. Eu particularmente não gosto do
Ubuntu e do Unity, mas uma vez que é essa a distro que está instalada
lá, comece por ela. Depois fica mais fácil fazer a migração para outra
distribuição e outro ambiente gráfico.

> Dausacker, conversa com o pessoal do Software Livre Educacional que
> eles tem anos de práticas com diferentes distros tanto específicas
> para aplicações em educação quanto distros de propósito geral com a
> lista de pacotes mais utilizados na área de educação.

Pois é. Peço desculpas por não ter comentado a mensagem antes,
Dausacker. Bom, eu particularmente não sou muito fã de apresentações de
slides porque eu acho que "trava" muito o encontro. Sou mais favorável
ao diálogo direto com o pessoal, orientado por algumas itens
pré-definidos. Esses itens até podem estar em um Impress, mas eu gosto
mais de trabalhar com mapas mentais. Tem um programa excelente pra
trabalhar com esses mapas que é o Freemind. Ele é escrito em Java,
então funciona em qualquer sistema operacional com suporte a essa
linguagem. É bem simples de usar e possui uns recursos de edição bem
legais, como diversos ícones e a possibilidade de adicionar comentários
aos ramos do mapa. Além disso, possui uns recursos de exportação bem
interessantes. Só pra você ter uma ideia, é possível gerar uma página
web com o seu mapa no alto, respondendo interativamente a cliques.
Apesar de existir na forma de pacotes nas distribuições, eu recomendo
que você baixe diretamente da página deles, pois lá normalmente existem
versões mais recentes.

http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Inclusive, se você realmente quiser fazer graça, recomendo que você
aprenda a trabalhar com o Sozi (http://sozi.baierouge.fr), que é um
plugin para o Inkscape e que permite fazer apresentações animadas, ao
estilo do proprietário Prezi. Inclusive é possível produzir um mapa no
Freemind, exportar como SVG, abri-lo no Inkscape e aplicar os recursos
do Sozi para animá-lo. A dissertação de mestrado da minha esposa foi
produzida assim.  :-)  Podemos conversar mais sobre isso se você quiser.

Só tome cuidado para manter constante o diálogo com quem estará lá te
assistindo. Isso é muito importante. Pode até ser que, no meio da sua
apresentação, as pessoas direcionem o assunto para algo completamente
diferente do que você havia planejado. Isso é bem interessante e saber
lidar com essas mudanças de meio de percursos é fundamental pra
garantia o sucesso da sua fala.

Por fim, ao contrário do que alguns colegas colocaram aqui, eu acho que
é sim fundamental explicar a filosofia do software livre pros
professores. Eles TEM que saber que esse é um movimento que transcende
o código, que tem uma história e que tem conexões filosóficas profundas
com uma educação libertadora e humanitária. Portante, não se furte de
falar disso. Só resista à tentação de fazer algo maçante e preso demais
a datas e fatos. Acho mais interessante mostrar as origens e
consequências do movimento, ou seja, focar no seu dinamismo.

Estou encaminhando em anexo um mapa que fiz no Freemind onde eu comparo
as quatro liberdades com quatro características que uma educação de
qualidade deveria tratar. Fique à vontade para usá-lo ou incorporá-lo a
qualquer apresentação sua, com ou sem modificações (e isso vale pra
qualquer outro aqui da lista).

Estou à disposição para conversarmos mais sobre o assunto.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)