[PSL-Brasil] HOJE é o Dia da Liberdade do Documento

ibagaby ibagaby em uol.com.br
Quarta Março 26 07:50:07 BRT 2014


Document Freedom Day

É um dia para celebrar e alertar sobre Normas e Formatos Abertos, que acontece na última quarta-feira de Março de cada ano. Neste dia pessoas que acreditam no acesso justo às tecnologias de comunicação ensinam, executam e demonstram.

Site brasileiro: http://documentfreedom.org.br/

Site oficial internacional: http://documentfreedom.org/

Data: 26/03/2014

Abertura: 14h ás 14h10min

Horário: 14h10min ás 15h
Local: Rio de Janeiro-RJ
Palestra: A Norma 26300( ODF) e seus desafios
Descrição: Será apresentada uma descrição das atividades e desafios relacionados a Comissão de Estudo da ABNT responsável por tratar da norma 26300 ( ODF)
Palestrante: Luiz Guilherme Francovich Aldabalde
Minicurriculo: Engenheiro eletrônico e Analista de Sistemas. Funcionário do SERPRO desde 2004, atuando como consultor de novas tecnologias. Membro da comunidade de Software Livre do Rio de Janeiro e da comunidade Python Brasil. Participa da Comissão de Estudo da ABNT que trata de documentação eletrônica, desde 2007, desempenhando atualmente o papel de coordenador deste grupo.

Horário: 15h ás 16h
Local: Porto Alegre-RS
Palestra: Aspectos práticos do uso do padrão OpenDocument Format (ODF)
Descrição: O objetivo da palestra é apresentar as características técnicas e os benefícios de uso do padrão OpenDocument através da análise das aplicações compatíveis com o padrão existentes atualmente. Serão detalhadas peculiaridades técnicas tanto dos pacotes de aplicativos disponíveis para os usuários finais quanto das APIs de desenvolvimento para programação, permitindo ao participante uma ampla introdução ao ODF.
Palestrante: Gustavo Buzzatti Pacheco
Minicurrículo: Membro da The Document Foundation, é consultor especialista no padrão OpenDocument Format (ODF) e no pacote de aplicativos LibreOffice. Há dez anos trabalhando no mercado de pacotes de aplicativos em código aberto, já participou de projetos corporativos em centenas de organizações públicas e privadas. Além da consultoria, Gustavo é autor de material didático, desenvolvedor de extensões para o LibreOffice e administrador da conta @opendocument no Twitter e do portal www.opendocument.com.br.

Horário: 16h ás 17h
Local: Brasília-DF
Palestra: O uso do LibreOffice na Administração Regional do Gama
Descrição: Como foi realizada a migração do MS-Office para o LibreOffice dentro da Administração, desde da aquisição de máquinas novas e programas ja instalados nos mesmos.
Palestrante: Henderson Matsuura Sanches
Minicurrículo: Experiência com UML, PHP, JAVA, C , SQL, Postgree, Linux, monitoração da rede do STF com a ferramenta Zabbix, Técnico de Suporte, Help Desk, HP OpenView Service Desk 4.5 (ITIL), laboração de Script de Instalação e Manutenção de Software, Gerenciamento de Servidores de Arquivos, Gerenciamento do Servidor de Impressão, Administração de Sistemas Operacionais.

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste - Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl em serpro.gov.br, diáspora - https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr ,  twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr. Acessem o portal do CISL para maiores informações: www.softwarelivre.gov.br 
 


More information about the psl-brasil mailing list