[PSL-Brasil] Chrome é Software Privativo?

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Quinta Novembro 6 20:32:52 BRST 2014

On Nov  6, 2014, anahuac em anahuac.eu wrote:

> Tenho recebido informações de amigos que tem relatado que o Google
> está obrigando o uso do Chrome para acessar o Gmail.

Desconfio que possa ser um mal entendido.  Suponho que haja navegadores
específicos incompatíveis com o Gmail, seja por rejeitar o Obfuscript do
Google, seja por decisão do próprio Google de não manter
compatibilidade.  Nesses casos, imagino que o Google *sugira* a
instalação do Chrome, sem mencionar quais outros navegadores
funcionariam sem problema.  Isso poderia induzir alguém a entender que o
Google está exigindo o Chrome, quando está tão somente induzindo a uma
preferência pelo seu próprio navegador, infelizmente privativo.

O que me assusta, porém, não é tanto que algumas pessoas achem que isso
possa estar acontecendo, é elas quererem continuar usando o serviço web
sem se preocupar com a possibilidade de que um dia esse tipo de
exigência se torne real e as exclua de fato do serviço.

Ou mesmo que ativistas que compreendem perfeitamente as questões de
aprisionamento através de software privativo e padrões secretos, a ponto
de evitá-los, fechem os olhos para uma situação análoga, em utilizar um
serviço de um prestador de serviço pode fechar as portas arbitrariamente
e sem aviso, trancafiando os dados, contatos e tudo o mais do usuário
atrás de uma porta que o usuário não terá mais como abrir.

Tipo assim,
de médico e de louco
todo mundo tem um pouco,
mas era pra ser só um pouco, né? :-D
:-(

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer