[PSL-Brasil] Participe da pesquisa para ajudar a organização do FISL16

Luciana Fujii luciana em fujii.eti.br
Terça Novembro 25 13:03:51 BRST 2014

On 25-11-2014 11:48, Alessandro Silva wrote:

> *Fujii*,
>
> Mas é bem isso. O evento tem um temática e é distrinchado em macro
> temas como é o FISL e outros eventos. Hoje, a maioria das palestras do
> FISL são escolhidas pelo público e isso traz duas questões: 1 - a
> construção de um evento democrático onde o seu público decide o que
> quer ver e 2- Assumi-se o risco de a palestra ser completamente
> aquem/ou não daquilo que se espera. Essa não é uma opnião somente
> minha, mas uma reunião de discursos de várias pessoas que eu conheço
> na comunidade e no mercado que têm reclamado sobre essa questão: a
> [...]
E qual é a sua proposta, então? Você acha a escolha do público boa ou
ruim? Eu acho uma boa coisa, que inclusive possibilita essa renovação
que você fala, mas acho que tem que ter uma interferência da organização
mesmo assim de filtrar as palestras que não tem nada a ver com o evento.

Quanto a repetição, o evento é realmente muito grande e tem pessoas
novas todo ano. Não acho um problema que algumas palestras sejam
repetidas (mesmo que até por pessoas diferentes), mas eu vi que ano
passado existiram 3 palestras de temas muito parecidos. Geralmente
quando isso acontece eu acho que vale o esforço de tentar juntar as
palestras e os palestrantes.

Algumas palestras básicas eu acho que a gente devia fazer um esforço de
ter todo ano. Vejo que muitos participantes do FISL não sabem direito o
que é software livre, por exemplo, ou que não entendem muito sobre
direito autoral, licenças, copyleft. Essas são coisas que os
participantes de mais tempo não aguentam mais ouvir (ou mesmo palestrar
sobre), mas que pessoas mais novas precisam levantar a bola pra
continuar agregando novas pessoas esclarecidas ao movimento. E essas
coisas acabam sendo feitas só pelas mesmas figuras repetidas como o
Stallman, mas que tem bons motivos pra ser convidado sempre (mas vamos
tentar não entrar no mérito).

Um abraço,

Luciana Fujii