[PSL-Brasil] [OT] #Hackers com Dilma

Paulo Henrique Santana phls em softwarelivre.org
Quinta Outubro 2 10:10:47 BRT 2014

Ixi, a discussão pegou fogo.

Para aqueles que acham que a lista está politizada, ou é uma lista político-partidária do PT, é preciso esclarecer que nos últimos anos esse debate é cíclico. A cada eleição para presidente, aparecem manifestações em prol do candidato A, do candidato B, ou contra todos :-)

Eu vejo que há duas maneiras de encarar isso.
Podemos (todos) decidir que está proibido qualquer tipo de discussão política, e aí será necessário que todas as mensagens serão previamente moderadas para que os moderadores possam eliminar as mensagens que fujam a essa regra.
Ou podemos trabalhar com o bom senso, tentando direcionar para que as mensagens tenham sempre o foco no software livre e que não existam troca de ofensas.
Pessoalmente eu prefiro trabalhar com a segunda opção.

Obviamente que a ação dos moderadores irá sempre em algum momento desagradar a alguém. Marcelo Akira, entendo perfeitamente quando você diz que nós (moderadores) precisamos ser neutros e dar o exemplo. Mas isso não significa que também tenho que ser apolítico. Me sinto livre para expressar minha opinião, da mesma forma as pessoas podem "puxar minha orelha", desde que não desçam o nível como me chamar de otário por ter assinado uma carta.

Divulguei a tal carta em prol da Dilma como divulgaria carta de qualquer outro candidato. Mas até onde eu sei, não existem cartas de outros candidatos para eu divulgar :-)
Se alguém acha que eu estou sendo hipócrita, vejam essa notícia sobre as fotos que tirei com vários candidatos que se manifestaram em prol do SL aqui em Curitiba. Não são candidatos de um partido apenas. http://curitibalivre.org.br/blog/acao-da-entrega-das-camisas-pense-o-brasil.-use-software-livre

E assinei a tal carta porque me identifiquei com o que estava lá. Não pela Dilma em si, mas por saber que existem pessoas do grupo dela que estão preocupadas com as mesmas coisas que eu estou. Sim, foi uma divulgação político-partidária em prol de uma candidata, mas pelo menos foi de uma carta focada nas questão que discutimos aqui como software livre e liberdade do conhecimento. Estranho seria se eu divulgasse uma carta dos "sindicados de prédios com Dilma" ou "motoboys com Dilma" ou "banqueiros com Dilma".

O bom é que essa divulgação provocou algumas reflexões e propostas como a ótima ideia do Marcelo Akira de hackear a carta. Acho que isso é muito bom e seria muito saudável que aqueles que não concordam com essa carta da Dilma elaborassem outra mostrando quais pontos não foram cumpridos. Assim, caso a Dilma seja reeleita, poderemos apresentar essa carta como um contra-ponto e fazer pressão para que as coisas aconteçam em um eventual segundo mandado.

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana
Tim:  (41) 9638-1897