[PSL-Brasil] Software Livre no segundo turno [ERA: [OT] #Hackers com Dilma]

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Terça Outubro 7 12:30:32 BRT 2014

> propostas de Aécio e Dilma para a internet:
> http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44498/44498

Fiquei curioso para saber onde é que o jornalista obteve essas informações.
Parece que foi tirado dos programas de governo:

Dilma:
https://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Prog-de-Governo-Dilma-2014-INTERNET1.pdf
Aécio: http://miud.in/1FPN

Sobre o programa do Aécio:
- Não cita Marco Civil da Internet. Pelo contrário, na pág. 56, diretriz 5,
diz: "Nas organizações internacionais, o Brasil deverá ampliar e dinamizar
sua ação diplomática nos temas globais,...controle da internet". Que
organizações internacionais são essas?
- Não cita Software Livre;
- Governo Aberto: pág. 22, item 6: "Organização de um amplo portal na
Internet, que estimule o diálogo e odebate e ofereça informações relevantes
para este segmento da população"

Sobre o programa da Dilma:
- Cita o Marco Civil da internet como importante.  Na página 36, temos: "O
objetivo do marco Civil é fazer com que a Internet continue sendo um espaço
aberto à liberdade de expressão, à inovação e ao desenvolvimento social e
econômico.
- Não cita Software Livre;
- Governo Aberto: a página 33 é voltada para o Sistema Nacional de
Participação Popular e ampliar a democracia política.

Em minha análise, tudo indica que o programa da Dilma é mais favorável a
abertura promovida pelo Cultura Aberta em geral (software, democracia
digital, participação popular, marco civil, etc).  Mas estou aberto para
conhecer melhor o Programa do Aécio sobre o tema de Software Livre e afins.
Tem alguém na lista que sabe mais?

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka