[PSL-Brasil] Tipos de Redes Sociais

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Outubro 8 09:44:13 BRT 2014

Fabs,

> eu também Hudson. Mas defender opiniões é uma coisa, fazer bullying
> é outra bem diferente.

É exatamente o inverso.
Apontar incoerências é construtivo e não destrutivo. Especialmente em um grupo que se propõe a mudar o status quo.

Vou terminar achando que você vai perseguir cara mensagem minha taxando-a de bullying. Isso é bullying! :-)

> Acho bacana isso estar sendo discutido nesta thread.
> Mas não acho nada legal a invasão deliberada de outras threads com
> este assunto tipo de assunto.

Quem invade outras threads é a incoerência de sugerir, incentivar e defender o uso de Software Proprietário, redes sociais devassas e serviços on-line privativos.
Eu reajo a isso. E na verdade acho que todos deveríamos reagir.

> [...]
> cada um de continuar mantendo conexão com facebook, google ou whatsapp.
> Você não tem como julgar se a pessoa faz isso por conveniência ou
> necessidade,
> seja ela de que tipo for. Eu nunca tive perfil pessoal no facebook ou usei o
> whatsapp.
> Mas tenho conta na google, e isso foi o suficiente para que a patrulha da
> limpeza
> viesse com tudo pra cima de mim, me apontando o dedo e despejando seu
> discurso
> moralista em uma thread que nem versava sobre o assunto mídia social.

Que uma pessoa "normal" que não seja membro desta lista, que não seja uma ativista de Software Livre use essas ferramentas é esperado e natural.
Parte do nosso trabalho é exatamente alertá-las e permitir que façam suas escolhas com embasamento e conhecimento. Então não podemos, de fato, julgá-las antes de saber do mal que faz.
É como os fumantes dos anos 40 e 50 que não sabiam, realmente não sabiam, dos males do tabagismo. Ignorância mesmo.

Mas quando um ativista do movimento software livre decide usar Software Proprietário, redes sociais devassas e serviços on-line privativos ele está deliberadamente tomando uma decisão baseada em conhecimento e avaliação.
Não se trata de ignorância.

Então, se depois de pesar na balança, o ativista decide usar Software Proprietário, redes sociais devassas e serviços on-line privativos, o que o motivou?
Tenho feito essa pergunta aos montes, e o próprio Heitor, em outra thread teve a coragem de dizer: por conveniência.

Então, quando sevai fazer ativismo, precisamos ter um mínimo de coerência ou terminamos sendo julgados sim. Se internamente a peleja é desse tamanho, imagine a percepção externa dos "sujos falando do mal lavado" quando o ativista labuzado de sangue animal vai fazer uma palestra de veganismo!
Porque esse é o melhor exemplo para mim, quando vejo um cara falando sobre segurança, privacidade e software livre usando um iPad.

> [...]
> amigos
> e amigas que não são da tribo do SL tentanto usar diáspora e não vingou.
> Então não
> é só exemplo que vai fazer isso. As pessoas tem que entrar e querer ficar.
> Redes
> federadas somente irão vingar quando outras tribos se sentirem à vontade para
> interagir e ajudar a melhora-la, e isso não vai acontecer com elas chegando
> limpinhas e livres de software proprietário. Também não vai acontecer falando
> que é só ir lá e arrumar o que tá incomodando que é livre.

Aqui você está certíssima. Essa receita de sucesso não tem somente um ingrediente.
Mas se falta um não há receita.E menos ainda se for um ingrediente tão básico e importante para o movimento Software Livre, que é:

NÃO USAR Software Proprietário, redes sociais devassas e serviços on-line privativos!

> É como disse um colega
> do movimento local que tinha se desconectado mas depois voltou: não se agrega
> ninguém entregando uma vassoura logo na porta de entrada, a não ser que seja
> um filme de Harry Potter.

<trollface></trollface>

> .

Anahuac de Paula Gil

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br
TOX: A935EA7B30D9EE0B97987CBB9793DC6842354B87331F4671853E02CD2F004B1E5935548AAFCA