[PSL-Brasil] [OT] Sorria,

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Quinta Outubro 9 14:08:31 BRT 2014

Em 8 de outubro de 2014 10:02, <anahuac em anahuac.eu> escreveu:

> Eu acredito fortemente que o Movimento de Software Livre está deixando de
> ser formado por tribos etnocêntricos, pois o contexto mudou.
> Fiquei realmente interessado nessa afirmação: "o contexo mudou".
> Você se importa em elaborar isso? Acho que pode estar ai pérola que
> estamos procurando.

Falei sobre a mudança de contexto na mensagem anterior.

A inclusão e a manutenção de pessoas, com competências diferentes é
> essencial para a renovação. Para expandir e promover a inclusão social, o
> movimento precisa de pessoas com habilidade em Direito, Educação, Artes,
> Política, etc. Cada um tem um contexto social e tecnológico diferente que
> deve ser respeitado. Exigir ascetismo dos seus membros é criar uma barreira
> que impede o crescimento quantitativa e qualitativo.
>
> Como você pode imaginar eu não poderia discordar mais.

Excelente! Chega de bullying :-)

As redes sociais devassas são uma jaula de ouro. Sempre que você fizer mais
> do que a jaula quer ou permite, você será tolhido. Então por mais engajado
> que se seja, você não poderá fazer muito.

Sim, hoje o Movimento de Software Livre vive outro desafio, pois poucas
pessoas conhecem as mídias sociais livres.

As mídias sociais e as nuvens se tornaram a nova plataforma. Sem os apps
legais como jogos, gdocs, etc, as mídias sociais *ainda* estão pouco
atraentes, assim, não ganharam massa crítica para atrair desenvolvedores e
amigos.

O Firefox OS ainda está imaturo, o Diaspora promete, o Noosfero patina...
Precisamos de mídias sociais para desenvolvermos apps livres, que respeitem
os usuários. Isso não existe ainda e o momento é parecido com o de Stallman
quando teve que usar Unix proprietário para desenvolver aplicativos do GNU,
não tinham ferramentas livres. Ele conseguiu, o GNU/Linux é uma realidade,
falta hoje uma NuvemLivre/GNU/Linux e um MobileLIvre/GNU/Linux.

Enquanto não existe, precisamos de marcar presença e haquear as mídias
proprietárias. Trazer a galera de lá, por meio de apps bacanas e atraentes,
mostrar que há uma plataformas inteiras para serem construídas.

> Resumindo as ações realizadas não podem estar limitadas por uma jaula.
> Aqui somos um movimento que prega Liberdade do Software e não a liberdade
> de se enjaular.

OK, sim, concordo com a ideia do Stallman. Pessoas sem consciência de suas
próprias jaulas são como zumbis, analfabetas que não tiveram oportunidade
de aprender. Por isso, um das ações fundamentais do Movimento de Software
Livre deve ser, na minha visão:
*-  Acolher: *convidar mais pessoas de diversas competências para juntar a
nossa causa;
- *Colaborar:* com outras redes de liberdade do conhecimento;
*- Conscientizar: *criar protestos e campanhas com críticas duras a atos de
empresas ou governos que limitem a liberdade do usuário;
*- Educar:* promover cursos presenciais ou a distância, palestras,
oficinas, tutoriais, etc;

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka