[PSL-Brasil] E agora?

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Segunda Outubro 27 20:19:20 BRST 2014

Tudo bem Anahuac, vou tentar novamente dialogar contigo.

Vamos lá:

> Fabs,
>
> Concordo plenamente!
> Acho que sim, que temos que fazer pressão para fazer o SL integrar as
> políticas de Estado.
> Como fazer isso?

Através do legislativo. Por exemplo, a deputada Jandira Feghali (PCdoB- RJ),
foi quem propôs a lei cultura viva. Seria interessante colocar a Cristiane
Yared
em contato com ela. Isso é uma articulaćão que tem que ser feita por quem
está em Brasília e conhece deputados e seus assessores.

> E como você sugere que façamos o vínculo com o MinC e MCT? De forma
> pŕatico mesmo, como faríamos?

Do mesmo modo que foi feita a parceria com o ministério de relações
exteriores e com o MEC, há que se encontrar projetos em comum.
É preciso fazer uma busca e engajar pessoas de dentro destes
ministérios para buscar estes vínculos.

> No demais fiquei curioso para saber quem são os que integram essa vertente
> que não quer disseminar o Software Livre. Compartilha conosco!

Ué, Anahuac, você é uma destas pessoas.
Vou copiar um diálogo teu com o Akira
aqui para você poder se lembrar:

Akira:
- Acho que você rotular tudo que seja pragmático como OSI não é produtivo
para a disseminação do Software Livre.

Você:
- Não estou preocupado em disseminar o Software Livre.
Akira, leia com atenção, vou repetir: não estou preocupado em disseminar o
Software Livre!
O que me preocupa é a essência do Movimento Software Livre ser contaminado
pelas ideias, metodologias, complacências e falta de preocupações éticas e
filosóficas da OSI, ao ponto de não se sustentar mais.

Pra mim ficou bem claro o recado.

Mas se você quis dizer algo diferente disso, deveria ter talvez
substituído a palavra software livre por código aberto, aí talvez
fizesse mais sentido, sei lá. E se usar Ubuntu para fazer uma
oficina não pode ser considerado disseminar software livre, eu
também tampouco tenho interesse em continuar no grupo.

Num ambiente onde você tem pessoas da comunidade com
competência para instalar distros que exigem um pouco mais
de conhecimento, faz muito sentido tentar não usar Ubuntu.
Mas quando tua área não é a da informática, como é meu caso
coisas muito triviais para um técnico se tornam um pesadelo
para alguém no meio de um processo criativo, por exemplo.
Eu me enveredei pela informática não para ser minha profissão,
mas para saber o que tem dentro da minha máquina, para hackear
meu instrumento de produção artística inspirada no mesmo modo
que John Cage hackeava seus pianos. E me enveredei pelo
software livre porque é o único que me deixa fazer isso,
o único que me dá essa liberdade. Só que tem coisa que
ao invés de me dar liberdade, me trava completamente.
Então eu preciso equilibrar estes dois mundos porque eu
tampouco sigo fielmente o Stallman, não vou deixar um
filme com áudio ruim porque não tem filtro livre adequado.
O aspecto estético pro Stalllman, que é mais técnico, é
secundário. Pra mim, que sou mais artista, ele é indispensável.

Então aqui acho que entra bem certinho o papo hacker que o
Akira vinha trazendo: o movimento software livre brasileiro pode
ter outros tipos de hacker que não sejam necessariamente
profissionais da computação? A FSF não vê problema algum
nisso, e como já comentei aqui, tampouco tem esta nóia de ficar
fazendo bullying com quem tem conta na google. Eles alertam
para que se tome cuidado, mas nas listas públicas não vêem
por que ficar patrulhando algo desse tipo.

Aliás, já que estamos falando na google, que tipo de email hoje em dia
alguém sem nenhuma condição de pagar por um email e com pouquíssimo
conhecimento em informática poderia utilizar? As opções livres que
conheço tem uma interface complicada, precisam de convite, etc.
Não tem jeito de conseguir fazer o pessoal se engajar nelas.

Saludos,

Fabs

.