[PSL-Brasil] Revisão das regras da lista: sim ou não?

Marcelo Branco marcelo em softwarelivre.org
Terça Outubro 28 15:24:47 BRST 2014

Akira,

perfeito, as regras podem mudar para se adequarem aos novos tempos.
Mas quando criamos a lista, em 2003, ele tinha como objetivo agregar ativistas da rede ampla "projeto software livre brasil". Mesmo tendo a ASL como base legal/jurídica, o "projeto software livre brasil", não deveria ser uma organização formal, mesmo que seus membros pudessem compor outras organizações ou grupos formais de software livre.
E assim, com altos e baixos, conseguimos manter este espaço comum há mais de 12 anos.
Proponho que continue sendo assim : uma rede de pessoas e que as únicas regras sejam as de convivência. Nestes últimos anos achei que a moderação feita por vcs muito boa e positiva. Com sensibilidade pra deixar rolar algumas peleias mais quentes e pulso firme quando passa dos limites.

Marcelo

Enviado por smartphone

-------- Mensagem original --------
De : Marcelo Akira <marcelo.akira em gmail.com>
Data:28/10/2014  3:04 PM  (GMT-03:00)
Para: Projeto Software Livre BRASIL <psl-brasil em listas.softwarelivre.org>
Assunto: [PSL-Brasil] Revisão das regras da lista: sim ou não?

Olá,

A lista se movimentou muito ultimamente, muitas discussões boas e
outras ruins. De certa forma, estamos em crise e essa é boa
oportunidade de mudança.

O que é a lista PSL-Brasil hoje?

1) Fonte de informações:
- Wiki: https://wiki.softwarelivre.org/PSLBrasil/WebHome
- Regras: https://wiki.softwarelivre.org/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

2) Moderação da lista:
- Moderadores: eu, Paulo Henrique Santanna e Ronaldo Lages;
- Como são escolhidos: a escolha é por nomeação, por meio de confiança
entre os atuais e os próximos. Eu e Felipe Wiel (faw) fomos nomeados
pela Fernanda Weiden, o Paulo Henrique por mim e o faw. O Ronaldo
Lages foi nomeado pelo administrador geral das listas.
- Como a moderação tem atuado: a principal atuação é na contenção de
flame wars [0], de forma discreta e privativa entre os envolvidos. Se
há alguma regra que foi transgredida, o moderador envia email
privativamente ao transgressor, procurando adverti-lo e indicando a
regra transgredida.

3) O que é a lista?
- É uma lista de discussão para articulação e divulgação de projetos
de Software Livre.
- Quem entra na lista, se compromete a seguir e se submeter as regras da lista;
- A infraestrutura da lista é mantida pela Associação de Software
Livre RS (ASL);

4) O que a lista não é?
- Não é um grupo de usuários ou ativistas com metodologia comum;
- Não existe constituição, estatuto, manifesto para que todos membros
sigam. O único documento oficial é as *Regras da Lista*.
- Não representa o Movimento de Software Livre ou está associado a ASL
ou qualquer outra instituição que promove o Software Livre (FSF, OSI,
EFF, etc);

Gostaria então que os participantes desta lista se manifestassem a
favor ou não pela revisão das regras da lista. Caso a maioria das
manifestações sejam a favor, para não ficar em debates intermináveis,
eu me comprometo a organizar com os atuais moderadores uma proposta
revisada de regras, que será submetida a aprovação da maioria.

Qual é a opinião dos membros da lista? Devemos ou não revisar as
regras da lista?

Abraços,
[0] https://pt.wikipedia.org/wiki/Flaming
--