[PSL-Brasil] E agora?

Jean Rodrigo Ferri jeanferri em gmail.com
Terça Outubro 28 21:44:42 BRST 2014

> Olá Jean,
>
> As campanhas pelo "uso" de software livre não tem a ver também com
> economia que seria gerada na compra de softwares como Windows e MS Office?

Dentro dos órgãos públicos os argumentos de economia, bom uso do dinheiro
público e etc tem muito peso, mas o que aconteceu, por exemplo, em casos
como o da Caixa Federal onde recentemente gastaram milhões na compra de
licenças Microsoft? Mesmo com vários cases internos de uso de software
livre? Mesmo com o governo "apoiando" o uso de softwares livres? Mesmo com
as manifestações da comunidade e da sociedade?

Meu ponto é que isso não deixa de ser importante, mas acho que o
compartilhamento no formato de software público das soluções desenvolvidas
pelos órgãos públicos deveria ter maior prioridade do que o uso de
softwares livres, porque ela leva naturalmente ao uso de softwares livres,
inicialmente os produzidos pelo governo, mas acaba desmistificando o uso e
puxando os demais softwares livres.

Acho que isso deveria vir antes, ter mais prioridade, virar lei antes da
lei de uso, pois, a princípio, é mais fácil de fazer, mexe com menos
interesses externos, é mais fácil de justificar e já tem estrutura no
portal do software público e amparo legal com as normativas existentes.
Inclusive a CGU e o TCU já estão estudando e se alinhando com o portal do
software público, que para eles já caiu a ficha e está fazendo todo o
sentido com vistas a melhorar o controle, eficácia e economicidade.

Abraço,

--
Jean Ferri
http://about.me/jeanferri