[PSL-Brasil] Scrum do SL: o que fiz, que dificuldades enfrento e o que vou fazer?

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Quarta Outubro 29 13:11:49 BRST 2014

Olá,

Na metodologia de desenvolvimento de software há uma prática que
estimula a união da equipe. Ela se baseia em cada um responder 3
perguntas:
- o que fiz recentemente?
- que dificuldades estou enfrentando?
- o que vou fazer?

A regra básica é que cada um deve ser *breve* e responder em menos de
3 minutos, no nosso caso, podem ser três frases.

No sentido de promover a união desta lista, cooperações e uma agenda
propositiva, gostaria de experimentar essa prática.

Vou começar comigo:
P: O que fiz recentemente?
R: Tenho apoiado um colega a ministrar o MOOC Ubuntu Básico e na
organização do FGSL de trabalhos científicos no ERIGO com temática em
Software Livre e colaborado com a lista PSL-Brasil.

P: Que dificuldades tenho enfrentado?
R: Estou com dificuldades em encontrar alternativas livres ao Ubuntu
para a UFG. O requisito é suporte profissional, bom reconhecimento de
hardware, dentre outros, voltado para o usuário final. Estou também
procurando outros spywares graves no Ubuntu além do encontrado e não
estou encontrando.

P: O que vou fazer?
R: Vou migrar minha conta do Gmail para uma alternativa própria com
armazenamento de dados criptografados e webmail AGPL3. Vou publicar a
solução e ensinar meus pares a fazerem o mesmo.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
(62) 9261-4004