[PSL-Brasil] E agora?

Luciana Fujii luciana em fujii.eti.br
Quarta Outubro 29 14:56:31 BRST 2014

Muito obrigada pela sua participação, Jean, concordo bastante com sua
posição. Principalmente com o abaixo:

On 28-10-2014 20:08, Jean Rodrigo Ferri wrote:

> Portanto, para encurtar a prosa, eu e meus colegas achamos que nosso
> foco deveria ser em impulsionar uma lei que obrigue os órgãos públicos
> a disponibilizarem todo o software desenvolvido/financiado/melhorado
> por eles, fazendo valer o preceito de que tudo o que é gerado por um
> órgão público é um bem público, e como tal deve ser tratado, sem
> história de sigilo ou segredo de Estado, pois, se fosse assim, o
> Linux, OpenSSL, OpenPGP, etc. não estariam sendo usados em missão
> crítica inclusive em coisas sigilosas, e eles são softwares livres e
> bem feitos.

Sempre achei que o software desenvolvido com o dinheiro do cidadão
deveria ser disponibilizado, com todas as liberdades devidas, de volta
para os cidadãos.

E acho que a prioridade deveria ser os softwares que somos obrigados a
usar, como, por exemplo, o software de IRPF que já gerou muita luta por
parte do Oliva, ou o ReceitaNet. Não faz sentido o governo falar que
apóia software livre, fazer um super esforço pra utilizar softwares
livres dentro do governo, mas obrigar as pessoas a usarem software
proprietário para cumprirem suas obrigações com a Receita.

Um abraço,

Luciana Fujii