[PSL-Brasil] OFF-TOPIC - Muito além do Software Livre

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sexta Outubro 31 22:42:09 BRST 2014

On Oct 30, 2014, Marcelo Akira <marcelo.akira em gmail.com> wrote:

> O que eu disse é que uma das formas de fazer as pessoas mudarem para
> software livre é mudar sua relação de prazer com o Software. [...] O
> prazer de experimentar as liberdades é muito didático e convence
> muitos a mudarem de atitude e passam a valorizar mais o software
> livre.

Estou de pleno acordo.  Minha única discordância era quanto ao “não vai
trocar enquanto a relação de prazer não mudar”.  Não acho que a troca
exija essa mudança, da mesma forma que evitar drogas não exige a
obtenção de um prazer semelhante sem elas.  Pode ser questão de
consciência, determinação e contexto propício.

> No entanto, o usuário leigo, que geralmente usufrui somente das
> liberdades 0 e 2 do software, é muito mais difícil de mudar valores e
> consequentemente sua relação de prazer.

Aí entra meu plano diabólico :-) de ensinar todo mundo a programar, pelo
menos o suficiente para conseguir automatizar algumas de suas próprias
tarefas através de scripts, como venho propondo em minhas palestras nos
dois últimos anos (Salvem os Hackers! e 1984+30).  Creio que já seja
suficiente para a pessoa compreender o valor imenso que a possibilidade
de programação tem e rejeitar dispositivos ou programas que exijam que
abra mão dessa possibilidade.

> Eu defendo que poderíamos propor leis que seja proibido software
> privativo para menores de idade.

Isso!  Nada de Trabaco (*) pra crianças!

(*) do título de outra de minhas palestras ;-)  “Não existem níveis
seguros de consumo dessas substâncias” :-)

> Mais ainda, que elas seja proporcionada educação em que ela pode
> exercer as liberdades nos recursos educacionais que lhes forem
> oferecidos: software, robótica, biotecnologia, química, etc. E
> inclusive de serem protagonistas, participantes e críticos com o
> conteúdo que recebem, podendo comentar e contribuir com seus próprios
> artefatos didáticos para ajudarem seu próximo.

+1

{}s,

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer