[PSL-Brasil] Ferramentas Livres para surveys e e-books

Raniere Silva raniere em riseup.net
Domingo Setembro 28 09:28:04 BRT 2014

Olá Juliana,

> Pessoal, participo do programa de extensão da UFBA Onda Digital e vamos
> criar um e-book com a história de 10 anos do Programa.

Por ebook espero que você esteja se referindo a EPUB(3).

> Vamos criar um questionário para pessoas que já passara, pelo programa
> responderem algumas questões...
>
> Eu gostaria de saber se além do Limesurvey alguém conhece outro software
> livre para surveys...Gostaríamos na verdade de uma ferramenta online livre,
> porque o Limesurvey pelo que entendi precisa de um servidor php e de um
> banco de dados mysql e não temos tempo hábil para tal...

Até onde eu sei o Limesurvey oferece um serviço de "hospedagem" para os
questionários. Dependendo do volume de respostas você vai precisar pagar mas não
me pareceu muito caro se você não tem o tempo necessário para configurar seu
próprio servidor.

> Aproveitando o e-mail, alguém conhece outros recursos para e-boks?

Não entendi o que você se refere por "recursos para ebooks". Se está procurando
uma plataforma online colaborativa do tipo WYSIWYG eu recomendo o booktype [1]
que é software livre. Se estiver procurando alguma ferramenta para converter seu
texto para EPUB(3) eu recomendo o pandoc [2] que faz um trabalho muito bom em
converter HTML ou Markdown para EPUB(3) e também é software livre.

Att,
Raniere

[1] http://sourcefabric.booktype.pro/
[2] http://johnmacfarlane.net/pandoc/