[PSL-Brasil] Pensamentos em 140 caracteres

Emanuel Negromonte emanuelnegromonte em sempreupdate.com.br
Quarta Abril 1 11:58:38 BRT 2015

Olá pessoal!

Eu acredito que essas temáticas tem confudido muita gente. Infelizmente eu
até vi um pedido de ajuda para tradução do projeto gnu.org para pt_BR e
acho que quase ninguém quis colaborar e eu não tenho mais condições
colaborar com mais projetos.

Eu vou dar minha opinião com base na realidade a qual estou inserido. Eu
moro em Pernambuco, atualmente no Agreste. É uma luta convencer as pessoas
a migrarem para qualquer distribuição, por conta dos costumes com o Sistema
Janela. Sei que seria bem mais fácil explicar todas as diferenças de
licenciamento, fala sobre OSS, OSI e SL.

Mas a realidade não permite, as pessoas não estão interessadas. Querem que
funcione, que consigam realizar suas tarefas. Talvez posteriormente se
encatem pela filosofia do SL, mas isso não é regra. Algumas pessoas, para
não dizer a grande maioria, não tem interessa nenhum na filosofia, quem se
interessa por isso normalmente são profissionais de TI, estudantes de
computação, programadores que precisam ter acesso ao código.

Acho até que, quem deveria participar de discussões pela mudança de OSI
para SL seriam os mantenedores dos projetos, eles têm todo o poder de mudar
o rumo do que eles mantêm. Os militantes pelo SL são raros e quase não
existe no Brasil, diante da quantidade de pessoas que por aqui vivem.

Quando vejo alguém migrar do Janela para o LinuxMint já é grande passo,
alguns querem colaborar com o projeto com o passar do tempo e pela própria
filosofia comunitária, começam a criar interesse por outros assuntos
complexos e filosóficos.

Quando eu saio da minha casa, nos horários que eu poderia estar com a minha
família e até descansando, porque assim como vocês eu também trabalho para
me manter. E eu sou ser humano, preciso descansar. Mas sou motivado pela
vontade que outras pessoas conheçam as mais variadas distribuições que não
possuam spyware, sinto prazer nisso.

Essas pessoas que se abrem para tomar conhecimento, são leigos que mau
sabem usar o sistema de Janelas e quando eu mostro a facilidade e até mesmo
que o Janelas não é o único sistema que existe, fico muito feliz, porque
elas também saem de suas casas para aprender mais e mais.

Não vim aqui pedir reconhecimento, o que eu gostaria era de mais ação com
quem realmente tem o poder de fazer alguma coisa. Seja o Mark, seja o
Clement seja quem for. Mais conteúdo em Português, mais reports de bugs.
Gosto de transitar na filosofia do SL, se preciso defendo como defendi até
hoje. Mas não posso abandonar o trabalho que chamo de berço do SL, onde as
pessoas têm o primeiro contato.

Os cargos hoje estão aí, para chamar as pessoas ao projetos, outro dia
comentei sobre a situação quase parada com um embaixador do Fedora e para
minha surpresa ele me respondeu que não estava nem aí, que o interesse dele
era comercial. O outro embaixador quando é convidado para dar palestras do
Fedora vai falar de projetos pessoais e se promover nos grandes eventos,
isso é fomentar ?

Eu estou na realidade, não estou enfeitando ou inventando caso, eu gostaria
sim que o Software Livre ganhasse mais força e que recebesse mais atenção
dos líderes de projetos.

O Anahuac fez um excelente texto seguido por uma petição que chegou
finalmente aos líderes do Ubuntu (Comunidade). Mas, vamos pensar, será
tomada alguma medida por eles? Não sabemos! Quem esta acompanhando? Pelo
que sei tudo é um processo, e processos não podem ser abandonado certo? Ou
serão apenas palavras ao vento que como uma notícia de morte com o tempo as
pessoas esquecem!

Tenho plena consnciência que são sementes que estão sendo plantadas, mas
sem regar? Sem cuidar? Mantenho uma discussão em lista e depois sumo ou "já
falei ta falado?".

De quem é a última palavra? Não seria a do usuário nestes casos? Eu acho
que discussões deveriam ser mantidas publicamente, em postagens, eventos e
por aí vai. Isso é raro acontecer ao menos no Brasil e em especial aqui no
NE.

O Brasil esta repleto de usuários de sistemas piratas, e até agora não vi
nenhuma postagem ou email direcionada para essas pessoas. Será que não
seria interessante montar algo sólido ex.:

   1. Contra pirataria
   2. Entender o GNU/Linux
   3. Preferência pelo "mais GNU"
   4. Filosofia do Software Livre

A partir daí materiais explicativos, vídeos, apostilas. E em seguida
conversar com as pessoas mais esclarecidas e que de fato se interessam pela
causa em fomentar o uso do SL, existe uma bagunça, um fluxo que pode
existir, mas para isso é preciso que cada um coloque a mão na massa.
Escrever em sites é ótimo, discutir em lista (Jogar rede em aquário) é
otimo. *Desculpem pela fragmentação do texto, geralmente quando escrevo em
listas vou me lembrando de alguns dizeres e acabo misturando tudo, aqui
então fica meu email fragmentado srsrsrssrsrsrs *

Aos que quiserem, mais uma vez este ano estaremos com a faixa nas ruas de
POA no Fórum Social Mundial, e adianto, é calor, Sol na Cara e ameaça pelos
Governantes, espero um dia ver alguém da lista por lá, porque eu nunca vi.
Abaixo uma foto da nossa faixa.

​

O Conteúdo deste email é pessoal e sigiloso, não podendo ser divulgado sem
autorização, caso você tenha recebido este email por engano notifique ao
remetente e exclua-o!