[PSL-Brasil] É a vez do Actor - WhatsApp bloqueado no Brasil

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Dezembro 17 12:15:23 BRST 2015

Concordo em parte sobre a necessidade de ter que ser de fácil
instalação.

Por este motivo que estava pensando em fazer a peça direcionada aos
protocolos descentralizados federados já conhecidos por nossa
comunidade. Visto que existem softwares livres, inclusive para Android,
Windows, e Mac OS, que são clientes capazes de se comunicar usando tais
protocolos descentralizados federados.

O Jitsi é um bom exemplo, pois suporta tanto o XMPP quanto o SIP, além
de ter o extra de possuir fácil configuração do microfone e da webcam.
O Pidgin também pode servir como exemplo, mas eu ainda não testei ele a
fundo, pois como estou usando um sistema operacional que não possui um
gerenciador de pacotes funcional como o GuixSD que usa o Guix (pois
estou usando o Trisquel, que usa do Dpkg e do APT e similares), e como
não sou muito bom em administrar dependências de pacotes, estou
atualmente com uma versão antiga do Pidgin que ainda tem certas
dificuldades ao tentar estabelecer chamadas de vídeo e de
vídeo-conferência via XMPP, mesmo que haja suporte para tais XEPs por
parte do fornecedor do serviço XMPP.

Por outro lado, reconheço uma possível limitação quando abordamos o
campo dos clientes XMPP para dispositivos móveis, pois talvez não
tenhamos ainda um cliente XMPP para estes dispositivos que seja capaz
de usar das XEPs referentes às chamadas de áudio, vídeo, e
vídeo-conferência. Talvez eu esteja enganado, visto que fazem mais de
seis meses que não avalio o cenário dos clientes XMPP para tais
computadores, devido às obrigações acadêmicas. Mas caso se comprove a
necessidade de aprimorar os clientes já existentes ou desenvolver outro
compatível com as XEPs em questão, talvez projetos Kontalk, Telegram,
Conversations, Beem e Xabber pudessem se unir de forma a aprimorar tal
suporte. Ou ainda, talvez o projeto Jitsi pudesse receber
desenvolvedores capazes de construí-lo para dispositivos móveis.